Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Obra que aborda Governança na Amazônia será lançada na FIAM 2011

Notícias

Obra que aborda Governança na Amazônia será lançada na FIAM 2011

Livro tem a proposta de suscitar reflexões e servir de base para intensos debates.
publicado: 17/10/2011 00h00 última modificação: 04/04/2016 15h41

Com a proposta de suscitar reflexões e servir de base para intensos debates, o livro “Governança da Amazônia: socioeconomia, meio ambiente, segurança e defesa” compreende uma coletânea de artigos produzidos por estudiosos vinculados a instituições de ensino e pesquisa de referência na região. A obra será lançada no próximo dia 27 de outubro, às 20h, no Espaço da Cultura, da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2011).

Estruturado em 10 capítulos e impresso com o selo da BK Editora, sediada em Manaus, a obra trata de conceitos, contextos e perspectivas de governança, segurança e defesa da Amazônia, apresentando de maneira fundamentada as relações entre o déficit social, a pobreza absoluta na Região Metropolitana de Manaus (RMM) e o desenvolvimento da região. O livro traz uma profunda reflexão acerca do tema política de desenvolvimento regional, indicando novas perspectivas para a Amazônia Ocidental e, de forma contextualizada, aponta a infraestrutura de transporte e a integração socioeconômica como suportes da governança da Amazônia. Paralelamente, e sem perder o foco, os pesquisadores buscam manter a atenção dos leitores, apresentando os resultados de estudo que teve por finalidade identificar as limitações técnicas da produção de leite de gado nos municípios de Autazes e Careiro da Várzea, situados no Estado do Amazonas.

Um convite irrecusável para uma leitura fundamentada, a obra se caracteriza por ser ao mesmo tempo inter e multidisciplinar na medida em que explica a problemática dos resíduos urbanos em pequenos municípios no interior da Amazônia como um desafio de governança, bem como a necessidade da promoção de eventos sustentáveis em Manaus e a viabilidade do ecoturismo como alternativa na (re) significação desse segmento no Amazonas. O conteúdo do livro é finalizado quando os autores discutem as relações intersetoriais e os efeitos multiplicadores da economia do Estado.

Segundo o administrador, economista e mestre em educação, Evandro Brandão Barbosa, organizador da coletânea, a obra “Governança da Amazônia: socioeconomia, meio ambiente, segurança e defesa” é de caráter técnico, resultante de amplo trabalho de pesquisa nas áreas de socioeconomia, desenvolvimento regional, sustentabilidade, segurança e defesa da Amazônia, cuja finalidade é contribuir para a melhor compreensão do funcionamento dos mecanismos que podem influenciar no processo de desenvolvimento socioeconômico da Região Amazônica. O livro poderá ser adquirido no local do lançamento, ao valor de R$ 40,00 .

registrado em: , ,