Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Oficina Brasil Trade da VII FIAM ajuda a disseminar cultura exportadora na região

Notícias

Oficina Brasil Trade da VII FIAM ajuda a disseminar cultura exportadora na região

Oficina teve o objetivo de criar uma ponte entre micro, pequenas e médias empresas da Amazônia e Empresas Comerciais Exportadoras (ECEs) cadastradas junto à ApexBrasil, como forma de facilitar e qualificar o ingresso de empresas regionais no mercado internacional.
por Diego Queiroz publicado: 29/11/2013 21h06 última modificação: 16/02/2016 12h34

Com atendimentos a 12 empresas amazonenses, ocorreu nesta sexta-feira (29), no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus, a Oficina de Negócios Brasil Trade. Promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (CIN/Fieam), o Conselho das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx) e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), a Oficina teve o objetivo de criar uma ponte entre micro, pequenas e médias empresas da Amazônia e Empresas Comerciais Exportadoras (ECEs) cadastradas junto à ApexBrasil, como forma de facilitar e qualificar o ingresso de empresas regionais no mercado internacional.

Os atendimentos às empresas foram realizados entre 8h30 e 17h pela gerente executiva de Projetos Setoriais da ApexBrasil, Mônica Ramos, e pela gestora de Projetos da ApexBrasil, Raquel Vilharva. As empresas que compareceram, todas do Estado do Amazonas, pertencem aos segmentos de alimentos (bombons, chocolates e doces da Amazônia), biocosméticos, construção (madeira) e máquinas e equipamentos.

De acordo com Mônica Ramos, a ApexBrasil fez um levantamento do perfil das empresas atendidas a fim de identificar, primeiramente, em que estágio se encontram no planejamento para o mercado internacional. “Percebemos que a maioria das empresas ainda está em uma fase bastante inicial, então sugeríamos a elas que procurem outros programas da Apex voltados à capacitação, justamente para que elas desenvolvam as habilidades e os conhecimentos necessários para partir para a exportação”, disse Mônica. “Mas ao menos três empresas já tinham potencial para exportar neste momento e iremos fazer a aproximação delas com as nossas Empresas Comerciais Exportadoras cadastradas”, complementou.

Com edições já realizadas em diversos Estados Brasileiros, a Oficina de Negócios Brasil Trade foi realizada pela primeira vez dentro da programação da FIAM.