Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pacto pela Educação apresenta projeto-piloto para área industrial

Notícias

Pacto pela Educação apresenta projeto-piloto para área industrial

Ação discute alternativas para educação, capacitação de Recursos Humanos e qualificação profissional no Amazonas.
por Diego Queiroz publicado: 16/05/2013 16h52 última modificação: 01/03/2016 16h49

As instituições integrantes do “Pacto pela educação e pelo desenvolvimento da liderança sustentável no Amazonas” – que discute alternativas para educação, capacitação de Recursos Humanos e qualificação profissional no Amazonas - reuniram-se nesta quinta-feira (16), no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), e, durante o encontro, a área de manutenção industrial foi apresentada como projeto-piloto pelo comitê setorial da Indústria.

O diretor da empresa Masa-Flextronics, Ocimar Melloni, explicou o andamento do projeto e justificou que a escolha da área se deu a partir dos resultados de uma pesquisa sobre a situação atual e demandas profissionais da Indústria, realizada no ano passado pela Federação das Indústrias (Fieam) e pelo Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam). “O estudo revelou que dentro das demandas para os próximos cinco anos, a área de manutenção deve aumentar em 162% a necessidade de profissionais. Diante desse cenário, resolvemos começar o projeto-piloto nessa área”, observou.

O projeto está em andamento com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). “Como se trata de um piloto, escolhemos a forma mais prática para executá-lo e o Senai é uma instituição que tem certa proximidade com as indústrias. Convidamos os representantes técnicos das indústrias para uma reunião dentro do Senai, onde eles apresentaram as demandas das empresas e também conheceram as instalações e os cursos que o órgão oferece. Dessa reunião surgiram inúmeras ideias de melhorias para os cursos. Com essas informações, estamos trabalhando na elaboração de uma proposta de adequação dos cursos, que será encaminhada ao Senai para aprovação”, explicou Melloni. Caso a proposta seja aprovada, o próximo passo será implementar e monitorar os resultados das adequações.

Na reunião também foram apresentados os membros de cada comitê setorial – além da Indústria, existem comitês para Comércio e Serviços, Produção Rural e Academia – composto por titular e suplente de cada instituição, de acordo com o interesse ou área de atuação das entidades. Foram estabelecidos os representantes dos comitês setoriais da Indústria e da Academia, ficando a escolha dos restantes para reuniões específicas de cada comitê.

O Pacto também definiu que deverá se reunir periodicamente, sempre na terceira quinta-feira de cada mês. Dessa forma, a próxima reunião ficou marcada para o dia 20 de junho.

O Pacto
Assinado em fevereiro deste ano, o “Pacto pela educação e pelo desenvolvimento da liderança sustentável no Amazonas” reúne diversas instituições com o intuito de desenvolver estratégias educacionais para a qualificação profissional no Amazonas, preenchendo, assim, a lacuna de mão de obra qualificada no Estado. Estiveram presentes na reunião as seguintes instituições: Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH/AM), SUFRAMA, Cieam, Fieam, Faculdade Martha Falcão, Fundação Nokia de Ensino, Fucapi, Ulbra, Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam), CT-PIM, Fundação Paulo Feitoza, faculdade La Salle, Yamaha, Senai, Honda, Masa Flextronics, IEL, Amazon Sat, grupo Literatus e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).