Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pacto pela Educação vai escolher membros do Comitê Gestor

Notícias

Pacto pela Educação vai escolher membros do Comitê Gestor

Criado para ser permanente, o Pacto tem como missão contribuir com a qualificação profissional e desenvolvimento de recursos humanos avançados na região amazônica.
por Enock Nascimento publicado: 05/03/2013 16h41 última modificação: 07/03/2016 17h12

Os integrantes do “Pacto pela educação e pelo desenvolvimento da liderança sustentável no Amazonas” se reunirão pela primeira vez, oficialmente, nesta quarta-feira (6), às 15h, no auditório da sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), para definir quem fará parte do Comitê Gestor Interinstitucional e dos Comitês setoriais da iniciativa.

Criado para ser permanente, o Pacto tem como missão contribuir com a qualificação profissional e desenvolvimento de recursos humanos avançados na região amazônica e, assim, propiciar que, por exemplo, o Polo Industrial de Manaus (PIM) seja abastecido de forma qualificada com mão de obra especializada e formada localmente.

A criação do Pacto se embasou em estudos como o elaborado pela Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), no primeiro semestre do ano passado. De acordo com a pesquisa, feita com 102 empresas do PIM, foi identificado um déficit de 33% de mão de obra qualificada em áreas estratégicas para a indústria amazonense. Tal déficit vem sendo preenchido à base da contratação de profissionais de outros Estados, o que eleva custos para as empresas e impacta na competitividade - ao mesmo tempo em que inibe a geração de emprego e renda locais.

A cerimônia de assinatura do Pacto ocorreu no dia 26 de fevereiro e, até o momento, 17 instituições já subscreveram o documento: SUFRAMA, Fieam, Cieam, ABRH, Semed, Faculdade Martha Falcão, Faculdade La Salle, Ulbra, Uninorte, Cetam, Ifam, Fucapi, Fundação Paulo Feitosa, Fundação Nokia, CBA, CT-PIM e Embrapa. Durante a reunião desta quarta, outras instituições – que já vinham participando das reuniões prévias – devem aderir, de forma oficial, à iniciativa.

Comitês
O Comitê Gestor interinstitucional terá a função principal de organizar as ações gerais e estratégicas relativas ao Pacto e contará com um representante de cada órgão partícipe. Os comitês setoriais (Indústria, Comércio e Serviços e Produção Rural) buscarão trabalhar demandas específicas nos segmentos econômicos e instituições de ensino.