Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestras sobre ZFM superam as expectativas na ExpoManagement

Notícias

Palestras sobre ZFM superam as expectativas na ExpoManagement

Público do evento tem demonstrado grande interesse nos diversos aspectos do modelo Zona Franca de Manaus.
por Diego Queiroz publicado: 04/11/2014 18h16 última modificação: 05/02/2016 17h56

O interesse sobre a Zona Franca de Manaus (ZFM) entre os participantes da 14ª edição da HSM ExpoManagement, em São Paulo, superou as expectativas e os técnicos da comitiva da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) precisaram se revezar para ampliar a quantidade de palestras de curta duração a estudantes, empresários, executivos e demais visitantes do estande da autarquia no evento. Entre segunda-feira e terça (4), o miniauditório localizado no estande da autarquia, com capacidade para até 20 pessoas, foi palco de dez palestras, as quais contribuíram para esclarecer diversos aspectos do modelo ZFM para um público de aproximadamente 100 pessoas. Até esta quarta (5), quando se encerra o evento, a SUFRAMA pretende atingir mais de 150 formadores de opinião com a ação educativa.

Entre os principais temas abordados nas palestras estão explicações sobre os incentivos fiscais e oportunidades de negócios na Zona Franca de Manaus, as contribuições do modelo para a preservação ambiental da região Amazônica, os Processos Produtivos Básicos (PPBs), a infraestrutura logística do Polo Industrial de Manaus (PIM) e a sistemática de elaboração e aprovação de projetos industriais. As apresentações estão sendo feitas por servidores de diversas áreas da SUFRAMA, como as Coordenações de Acompanhamento de Projetos Industriais (CGAPI), Estudos Econômicos e Empresariais (Cogec) e Comércio Exterior (Cogex).

Para quem tem a oportunidade de assistir às palestras, o benefício principal é poder conhecer o modelo ZFM de forma didática e facilitada e, em caso de dúvidas, tirá-las diretamente com os profissionais da SUFRAMA responsáveis pelas apresentações ou estreitar laços para contatos futuros. Essa é a opinião da aluna do curso técnico de Recursos Humanos na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Guaratinguetá (SP), Daniele Toledo, que assistiu à palestra ministrada pelo economista da SUFRAMA, Renato Freitas. “Foi muito bom o conteúdo apresentado. Já trabalhei na área contábil e, por conta disso, tínhamos alguns clientes com assuntos referentes à SUFRAMA. Sabia, por exemplo, que tinha que fazer a inscrição na SUFRAMA e outras coisas básicas, mas não conhecia a fundo. Achei ótima a palestra, pois ajudou a aprimorar o meu conhecimento e me motivou a procurar mais conteúdos no site e ler mais sobre o assunto”, disse.

Rogério Jardim, representante da Henfel Indústria Metalúrgica, empresa que fabrica equipamentos para mineração em Jaboticabal (SP), também foi ao estande da SUFRAMA para assistir a uma das palestras e receber informações, principalmente, sobre a situação da infraestrutura logística da região. “Já temos uma ideia da Zona Franca de Manaus e dos benefícios fiscais, mas ainda existe uma questão crucial que vemos aqui de São Paulo que é a questão logística. Quando falamos de Zona Franca de Manaus, pensamos em como vai ser a logística, principalmente olhando para as indústrias de base, de menor porte. A nossa empresa ainda não possui relações com empresas de Manaus, mas vamos analisar o conteúdo que foi apresentado. É sempre bom saber mais sobre os benefícios”, afirmou.

Para o representante da loja de departamentos Havan, Edson Diegoli, a oportunidade de assistir à palestra sobre o modelo ZFM foi excelente, uma vez que sua empresa já está analisando o mercado de Manaus com vistas a implantar uma loja na cidade no próximo ano. “Nós estamos indo para todo o Brasil com lojas amplas, de 15 a 16 mil metros quadrados, e já vínhamos analisando a área de Manaus. Assim, pude aprender aqui um pouco mais sobre o conteúdo que já estava olhando e isso foi muito interessante. A presença da SUFRAMA na HSM é excelente, pois dá a noção clara para quem está participando do que pode ser investido na região e quais são os benefícios”, disse Diegoli.

Ao final de cada palestra, os participantes recebem um pendrive com documentos técnicos sobre a SUFRAMA e o modelo ZFM, incluindo conteúdos audiovisuais que podem servir de complementação para a aprendizagem dos assuntos debatidos nas apresentações.

De acordo com o superintendente adjunto de Projetos da SUFRAMA, Gustavo Igrejas, a previsão original era de realizar seis palestras no estande, sendo duas a cada dia de HSM, mas por conta da alta demanda do público visitante, a ação foi ampliada. “Isso é muito positivo porque mostra, claramente, o interesse dos visitantes da HSM na Zona Franca de Manaus. Até o final do evento, com certeza iremos superar a meta que tínhamos estipulado quanto ao alcance das palestras”, afirmou Igrejas.

Atendimentos personalizados
No segundo dia de ExpoManagement, a SUFRAMA também deu prosseguimento aos atendimentos diretos junto a executivos e empresários que visitaram seu estande. Um desses empresários foi Augusto César Barreto Rocha, diretor da empresa amazonense Bicho da Seda, atuante no segmento de confecções do PIM. Rocha fez questão de elogiar a presença da SUFRAMA na HSM e disse que isso contribui para que o público brasileiro possa conhecer mais sobre a validade e a importância da Zona Franca. “Foi uma surpresa muito agradável ver um estande da SUFRAMA na HSM. É o sexto ano em que participo e é uma feira sempre muito interessante. Esse evento é formado por pessoas que são formadoras de opinião e representantes de indústrias e empresas do Brasil inteiro. Dessa forma, todo o País tem a oportunidade de observar como está instalada a ZFM, qual o sentido dela no que diz respeito ao meio ambiente e à política industrial nacional e saber, de fato, que existe uma indústria lá com impacto muito positivo para a Amazônia”, afirmou.