Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Parceria com Inmetro fortalecerá projeto do Selo Amazônico

Notícias

Parceria com Inmetro fortalecerá projeto do Selo Amazônico

A iniciativa marca o início dos trabalhos para viabilizar a sistematização de um programa de Avaliação de Conformidade para Produtos Manufaturados do Selo Amazônico.
publicado: 11/05/2011 00h00 última modificação: 13/04/2016 12h42

Encerra nesta quarta-feira (11) o primeiro ciclo de reuniões realizada com a participação de representantes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) e Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO). A iniciativa marca o início dos trabalhos entre os órgãos para viabilizar a sistematização de um programa de Avaliação de Conformidade para Produtos Manufaturados do Selo Amazônico, projeto idealizado pela SUFRAMA e desenvolvido pela Fucapi, com o objetivo de fornecer certificação a produtos que utilizem insumos regionais em seu processo de fabricação.

As atividades do grupo de trabalho iniciaram nesta segunda-feira (09). Durante reunião realizada na sede da SUFRAMA, o representante da Diretoria da Qualidade do INMETRO, Paulo Coscarelli, fez uma apresentação institucional, abordando as áreas de competência do INMETRO, com enfoque para a gestão dos Programas de Avaliação da Conformidade, que consiste em um processo sistematizado, acompanhado e avaliado, cuja finalidade é propiciar adequado grau de confiança de um produto, processo ou serviço. Segundo Coscarelli, a intenção é dotar o Selo Amazônico de um programa específico de avaliação de conformidade a fim de ampliar a visibilidade dos produtos nos mercados interno e externo e dessa maneira, contribuir para o desenvolvimento da região.

Para a superintendente da autarquia, Flávia Grosso, a parceria com o INMETRO é de suma importância para o projeto, uma vez que a instituição é considerada referência no Brasil e no exterior, dentro de sua área de competência. Ela afirma ainda que os produtos regionais possuem atualmente grande destaque no mercado e por meio dessa iniciativa, espera-se o fortalecimento da marca Amazônia, ressaltando que o Selo possui como foco três aspectos importantes: origem do produto, agregação de valor e preservação do meio ambiente. O diretor de Produtos Tecnológicos da Fucapi, Evandro Vieiralves, também frisa a importância da parceria com o INMETRO para a execução dos trabalhos e ressalta o forte impacto do projeto para a região.

Na ocasião, também foi feita a apresentação do Programa Brasileiro de Certificação Florestal (Cerflor), que surgiu para atender uma demanda do setor produtivo florestal do país, e foi desenvolvido dentro da estrutura do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro), que possui como órgão executivo central, o Inmetro. A intenção é que o Selo Amazônico possa evoluir de maneira a se tornar um programa em nível nacional similar ao Cerflor.

O site do projeto Selo Amazônico e o lançamento da escolha de sua marca ocorreu no final do ano passado, durante a última reunião do Conselho de Administração da SUFRAMA (CAS). Trata-se de uma certificação voluntária, que funcionará como um diferencial de competitividade na medida em que as empresas passarão a ter uma ferramenta adicional de reconhecimento dos produtos. Nesta os integrantes do grupo participam de reuniões técnicas.