Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Parceria contribuirá para estruturação da cadeia produtiva do cupuaçu no Estado

Notícias

Parceria contribuirá para estruturação da cadeia produtiva do cupuaçu no Estado

A análise da cadeia produtiva do cupuaçuzeiro, a partir de sua caracterização, e a elaboração de perfil agroindustrial da polpa de cupuaçu estão entre os objetivos do projeto.
publicado: 26/06/2009 00h00 última modificação: 21/06/2016 16h16

Produtores agrícolas que trabalham com o cultivo do fruto do cupuaçu ganharam um grande incentivo. Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (26), no auditório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ocorreu a assinatura do termo de autorização para a execução do convênio para Estruturação da Cadeia Produtiva do Cupuaçuzeiro no Estado entre a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e Embrapa.

O convênio conta com investimento total no valor de R$ 448 mil. Desse montante, R$ 266 mil foram destinados pela SUFRAMA. O restante equivale à contrapartida da Sepror, que ficará responsável por gerenciar a aplicação dos recursos. A Embrapa foi convidada a integrar o convênio na condição de executora física por se tratar de uma das entidades com maior volume de pesquisas desenvolvidas sobre o fruto do cupuaçu no País.

A análise da cadeia produtiva do cupuaçuzeiro, a partir de sua caracterização, e a elaboração de perfil agroindustrial da polpa de cupuaçu estão entre os objetivos do projeto. Também estão previstas a capacitação dos atores envolvidos na cadeia produtiva, bem como a execução de pesquisas com o objetivo de desenvolver novas tecnologias voltadas à potencialização dessa atividade econômica no Estado.

A solenidade de assinatura do termo de autorização contou ainda com a presença de representantes do Instituto de Desenvolvimento do Amazonas (Idam), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e Banco da Amazônia S/A (Basa), além de membros de associações de produtores rurais. 

O convênio para Estruturação da Cadeia Produtiva do Cupuaçuzeiro no Estado do Amazonas foi firmado em 2007. Na ocasião, outros 16 projetos foram assinados entre a SUFRAMA e órgãos vinculados ao Governo do Estado, a fim de potencializar o setor agrícola em sintonia com o programa Zona Franca Verde.