Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Parlamentares mineiros conhecem os benefícios da ZFM

Notícias

Parlamentares mineiros conhecem os benefícios da ZFM

Comitiva de vereadores da Câmara Municipal de Conceição de Mato Dentro, município localizado no interior de Minas Gerais buscaram conhecer as especificidades da Zona Franca de Manaus, seus diferenciais competitivos e como o modelo de desenvolvimento regional gera impactos positivos para a sociedade.
por Márcio Gallo publicado: 25/09/2019 09h52 última modificação: 25/09/2019 11h22

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) recebeu nesta terça-feira (24) a visita de uma comitiva de parlamentares da Câmara Municipal de Conceição de Mato Dentro, município localizado no interior de Minas Gerais. O objetivo do grupo foi conhecer as especificidades da Zona Franca de Manaus (ZFM), seus diferenciais competitivos e como o modelo de desenvolvimento regional gera impactos positivos para a sociedade.

A comitiva foi recebida pela coordenadora-geral de Estudos Econômicos e Empresariais da Suframa, Ana Maria Souza, que fez uma apresentação sobre a Zona Franca de Manaus e a Suframa, destacando a área coberta pelos diferenciais tributários, os segmentos produtivos mais pujantes instalados na região e as potencialidades locais que podem contribuir com a diversificação da matriz econômica local.

"A atual gestão da Suframa está trabalhando para fomentar iniciativas que complementem a atividade já estabelecida na Zona Franca de Manaus, no caso o Polo Industrial de Manaus. A região tem um potencial turístico muito forte, além, é claro, da exploração sustentável da biodiversidade. Estes e outros segmentos estão cada vez mais em debate pela Suframa e por organizações públicas e privadas locais", comentou a coordenadora-geral, que ainda destacou o setor agropecuário da ZFM como uma das alternativas para a geração de empregos e renda na região. "Temos hoje diversas atividades sendo realizadas no Distrito Agropecuário da Suframa, tais como piscicultura, caprinocultura, fruticultura. Ali há potencial para a implantação ou expansão desta e de muitas outras culturas de grande importância para o Estado e para a região", complementou.

Os vereadores, que estão em Manaus devido ao programa "Câmara Itinerante" do parlamento do município do interior de Minas Gerais, destacaram que a visita à Suframa também os guiará nas discussões em andamento acerca do Plano Diretor de Conceição do Mato Dentro. "Temos pensado no presente e no futuro de nossa cidade e essa atuação da Suframa com viés social e desenvolvimentista contribuirá para os debates que traçarão um norte para esta e as próximas gerações", disse o vereador Cláudio de Oliveira.

A comitiva ainda deve visitar os portos locais e a planta fabril da Moto Honda no Polo Industrial de Manaus, além de acompanhar, na próxima quinta-feira (26), às 10h, a 288ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS).