Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Plano de Gestão de Resíduos do PIM é tema de debate na SUFRAMA

Notícias

Plano de Gestão de Resíduos do PIM é tema de debate na SUFRAMA

O evento ocorre no próximo dia 6 de abril (terça-feira), das 8h às 17h30, no auditório Floriano Pacheco.
publicado: 05/04/2010 00h00 última modificação: 09/05/2016 12h27

Debater as propostas constantes na versão preliminar do Plano Diretor de Gestão de Resíduos do Polo Industrial de Manaus (PIM) é o objetivo do workshop que será promovido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) em parceria com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA). O evento ocorre no próximo dia 6 de abril (terça-feira), das 8h às 17h30, no auditório Floriano Pacheco (sede da autarquia).

A elaboração do plano diretor compreende a segunda etapa do “Estudo para o desenvolvimento de uma solução integrada relativa à gestão de resíduos do Polo Industrial de Manaus”. A primeira fase consistiu no mapeamento das atuais condições de manuseio e gestão de resíduos no PIM. O plano diretor está previsto para ser implementado no período de 2011 a 2015. No documento deverão constar diretrizes para a melhoria da gestão nesta área de maneira a nortear as empresas incentivadas do parque fabril local na definição de procedimentos adequados de destinação de resíduos, com base no princípio dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).

As propostas da atual versão do plano diretor se baseiam nas informações obtidas nos levantamentos realizados nas indústrias e nas empresas gestoras durante a etapa inicial do estudo, além dos resultados das reuniões periódicas realizadas entre a equipe de consultores contratada pela JICA e representantes de órgãos envolvidos no trabalho e das contribuições advindas dos participantes dos dois workshops anteriores.

Voltado a instituições governamentais, entidades de classe, empresas geradoras e gestoras de resíduos, organizações não-governamentais ligadas à área do meio ambiente e consultores, o workshop propiciará submeter as propostas à apreciação de todos os interessados e envolver o máximo de agentes no processo de elaboração do plano diretor. “Os resultados dos debates e o intercâmbio de ideias promovido durante o evento serão considerados quando da elaboração da proposta final do plano diretor, o qual deverá refletir consenso entre as instituições governamentais e as entidades privadas participantes do estudo”, afirma a coordenadora-geral de Comércio Exterior da autarquia, Gracilene Belota.

Na programação do evento constam as palestras “GRI On-site no Japão”, “GRI Off-site no Japão”, “Administração da GRI no Japão”, a serem proferidas pelos técnicos da SUFRAMA, David Rocha Silva, Rita Mariê e Armando Bandeira Júnior respectivamente, os quais participaram recentemente de treinamento naquele País sobre gestão de resíduos industriais. Em seguida haverá a apresentação das propostas do plano diretor pelo assessor do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), Antônio Ademir Stroski. O diretor adjunto da Coordenadoria de Recursos Naturais e Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Alexandre Kadota, fará a explanação sobre a metodologia a ser aplicada no workshop. Os dois últimos também participaram do treinamento no Japão.

Resultado de acordo entre a SUFRAMA, Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA), o estudo tem por objetivo mapear as atuais condições da gestão de resíduos industriais no PIM e elaborar um plano diretor com propostas de solução para o estabelecimento de um sistema de gestão integrada na área. A iniciativa conta com recursos do governo japonês, no valor de US$ 2 milhões.

Participam como parceiros a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) e a Câmara de Comércio e Indústria Nipo-Brasileira do Amazonas (CCINB-AM). O estudo também conta com o apoio de órgãos governamentais ligados à área ambiental. O mapeamento do fluxo dos resíduos industriais do PIM deverá propiciar a criação de um banco de dados sobre o mercado de oferta e demanda de serviços de resíduos nesta área e, com isso, contribuir para o aquecimento da atividade empresarial no setor. Os interessados podem entrar em contato com o Escritório da JICA e/ou a Coordenação-Geral de Comércio Exterior da SUFRAMA por meio dos telefones 3321-7280 ou 7281.