Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Potencial econômico do Turismo é debatido na Zona Franca de Manaus

Notícias

Potencial econômico do Turismo é debatido na Zona Franca de Manaus

Nos dias 8 e 9 de julho a Suframa vai sediar seminário voltado à discussão sobre o desenvolvimento da atividade turística na região a partir da identificação dos principais gargalos do setor
por Layana Rios publicado: 19/06/2019 17h33 última modificação: 08/07/2019 10h48

Com o intuito de apoiar a estruturação da atividade turística no Amazonas, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) promoverá, no mês de julho, duas ações relacionadas a esse importante vetor da economia regional, que tem grande potencial econômico, podendo complementar a atividade industrial da Zona Franca de Manaus na região.

Nos dias 8 e 9 de julho, será realizado, na sede da Suframa, o seminário “O turismo como vetor de desenvolvimento da Amazônia”. O evento é voltado a autoridades governamentais, representantes de entidades de classe, instituições de ensino e demais interessados em promover o debate sobre o desenvolvimento da atividade turística na região a partir da identificação dos principais gargalos - vislumbrando, ainda, projetos em andamento ou a serem desenvolvidos no Amazonas. As inscrições gratuitas podem ser realizadas no link https://doity.com.br/seminario-o-turismo-como-vetor-de-desenvolvimento-na-amazonia

Paralelo ao seminário, será realizado, também no dia 8 de julho, o lançamento do edital de chamamento público para a criação de um banco de projetos de apoio e estruturação da atividade turística no Amazonas. O banco servirá como repositório de projetos aptos a receber recursos financeiros por meio de transferências voluntárias, com investimento direto da Suframa ou por meio de emendas parlamentares, caso sejam liberadas as verbas pelo governo federal para o ano de 2020, dentro dos critérios da Resolução nº 72 do Conselho de Administração da Suframa, que dispõe sobre a aplicação de recursos orçamentários e financeiros destinados a convênios no âmbito da Autarquia.

Missão
As ações estão alinhadas com a missão institucional da Suframa, de promover a elaboração e a execução de programas e projetos de interesse para o desenvolvimento regional. Além disso, a iniciativa também está em consonância com o Plano Nacional de Turismo e os programas desenvolvidos pelo Ministério do Turismo, como Prodetur e Investe Turismo - que será lançado na região Norte no mesmo dia de abertura do seminário, mas em evento no Palácio Rio Negro, com a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio.

Para o superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, a busca de atividades econômicas complementares ao modelo Zona Franca de Manaus urge para diversificar a economia além do Polo Industrial de Manaus. “Este é o momento de unirmos esforços e sermos os protagonistas desta mudança que só trará benefícios à região”, afirmou, lembrando que ambas as ações deverão ser replicadas, posteriormente, nos demais estados de abrangência da Suframa: Acre, Rondônia, Roraima e Amapá.


Outras informações podem ser verificadas em site.suframa.gov.br/assuntos/publicacoes/turismo