Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PPBs e obras no Distrito Industrial em pauta durante reunião do Cieam

Notícias

PPBs e obras no Distrito Industrial em pauta durante reunião do Cieam

233ª reunião ordinária da diretoria da entidade reuniu, dentre outros, representantes da Suframa e Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, além de associados.
por Layana Rios publicado: 29/08/2019 13h43 última modificação: 29/08/2019 15h01

A análise e aprovação de Processos Produtivos Básicos (PPBs) e o andamento das obras de revitalização do sistema viário do Distrito Industrial foram alguns dos assuntos relacionados à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) que nortearam a 233ª reunião ordinária da diretoria do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), realizada nesta quarta-feira (28), na sede da entidade.


A reunião foi conduzida pelo presidente do Cieam, Wilson Périco, e contou com a participação do superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, do vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo, entre outras autoridades, além de associados do Centro.


Na ocasião, Menezes afirmou que a Portaria Interministerial nº 32, de 15 de julho de 2019, que disciplina o funcionamento do Grupo Técnico Interministerial de Análise dos PPBs (GT-PPB) bem como os procedimentos de análise e aprovação dos mesmos trouxe dois ganhos importantes para o processo. “A grande inovação que fizemos é que agora o prazo é até 120 dias. Chegando no prazo o PPB recebe um ‘go’ ou ‘no-go’ e termina o processo. A segunda inovação é que qualquer barreira que tiver 120 dias será convocado o GT-PPB, que é formado pela Suframa, Sepec e um representante do MCTIC, para buscar as soluções”, afirmou.


Sobre as obras de revitalização do sistema viário do Distrito Industrial, Menezes informou que o governo federal liberou R$ 12 milhões para esta fase, mesmo com os anunciados cortes e reduções de custos até o final do ano. “Hoje mesmo tive uma reunião com o prefeito Arthur, juntamente com nossas equipes técnicas, para alinhamento das obras, a verba foi liberada e estamos avançando nesse sentido”, disse.


Menezes também mencionou a recente viagem à Alemanha na missão “Indústria 4.0”, que possibilitou a autoridades acadêmicas, empreendedores, consultores e gestores públicos e privados com atuação na Zona Franca de Manaus (ZFM) conhecerem as tecnologias e metodologias empregadas na cidade de Aachen, localizada na região de Colônia, que é o principal polo alemão focado na Indústria 4.0. “Chamamos, no nosso retorno, as universidades e estamos buscando a realização de um convênio com a Universidade de Aachen (RWTH) para capacitações e treinamentos”, complementou.


O presidente do Cieam, Wilson Périco, agradeceu a presença de Menezes e colocou a entidade à disposição para parcerias e articulações em prol do modelo Zona Franca de Manaus. “Conte com nosso empenho e ajuda para o sucesso das atividades da Suframa”, ressaltou.

registrado em: , ,