Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prefeito de Firenze visita estande da Amazônia Brasileira

Notícias

Prefeito de Firenze visita estande da Amazônia Brasileira

Visita ocorreu por ocasião da abertura oficial da 74ª Mostra Internacionale dell´ Artigianato, na Fortezza da Basso (Itália).
publicado: 26/04/2010 00h00 última modificação: 03/05/2016 15h28

Após um recorrido com o Presidente da Firenze Feria, Carlos Bossi, por ocasião da abertura oficial da 74ª Mostra Internacionale dell´ Artigianato, na Fortezza da Basso, o Prefeito de Firenze, Mateo Renzi visitou o estande da Amazônia, numa área de 200m2, juntamente com demais autoridades e empresários italianos, sendo recebido pela Superintendente da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Flávia Skrobot Barbosa Grosso que falou sobre os produtos regionais em exposição.

A Mostra Internacional reúne 800 expositores de várias regiões italianas e mais 47 países, que buscam abrir mercado para seus produtos, sobretudo com a Região de Toscana e estabelecer cooperação técnica nos diversos segmentos representados. O estande da Amazônia, com a representação dos Estados do Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Amapá, uma realização da SUFRAMA com apoio do SEBRAE-Am, está composto pelas empresas do Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (CIDE): Amazônia Empório Sustentável, Thamy Pezzi, Pérolas da Amazônia, Rita Prossi, Couro D´água, Sohervas da Amazônia, Licores da Amazônia, Sabores da Floresta, Agrorisa, Guaraná do Brasil, Empório & Aromas, Harmonia Nativa, Anna Morena, Pharmakos D´Amazônia, Amazongreen, Gotas da Amazônia, Condados Supllying Technology, Refiam, HVS, Design Tropical, Pentop, Oscar Flues, Porã Joias, J. Alcantara Esculturas em Madeira do Amazonas, Art da Caboca, Umai, Nezimar de Souza Oliveira, COVEMA, Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro, Magia Amazônica, Valores da Terra, Emerson Firmino, Associação dos Fabricantes de Artefatos de Madeira de Maués e Amazon Jungle Palace, além da Cooperativa de Produtos e Serviços Econômicos e Solidários do Acre – COESA, que representa 170 artesãos e grupos de artesãos cooperados do Estado do Acre e as empresas de turismo acreanas Manaim Amazônia Eventos & Turismo Sustentável e Morais Tur Viagens, Transporte e Turismo.

Além do espaço para exposição de seus produtos, a SUFRAMA disponibiliza uma área para encontros e rodadas de negócios, denominado B2B, onde empresários e operadores turísticos poderão oferecer seus produtos e estabelecer futuras relações comerciais. Neste espaço, o Diretor Executivo do CIDE, Eduardo Pedro conversou com a representante da Embaixada do Brasil em Roma, Nelma Pieroni, do Setor Econômico e Comercial, ocasião em que ela sugeriu um trabalho de cooperação entre o Centro de Incubação e a Embaixada para atrair investimentos para a Região Amazônica.

O Embaixador do Brasil em Roma, José Viegas Filho, que não pode estar presente, solicitou que Nelma Pieroni viesse conhecer os produtos que a SUFRAMA trouxe para a exposição e saber como ajudar institucionalmente no pós feira, o que os empresários podem fazer após o término da Mostra em termos de negócios, abertura de mercado e visualização do produto da Amazônia junto aos italianos.

Em conversa com a Superintendente da SUFRAMA, Flávia Grosso, a diplomata elogiou a apresentação dos produtos e do estande da Amazônia, acrescentando que os italianos dão muito valor à apresentação do produto com qualidade e design bem elaborado.

Segundo Nelma, a maior dificuldade do pequeno empresário é a escala de produção, por isso apontou como caminho a reunião desses pequenos produtores em consórcios, com apoio institucional da SUFRAMA e demais órgãos brasileiros para o processo de exportação, que exige burocracia, certificados e toda a parte burocrática.