Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prefeitos do Amazonas recebem atendimento da SUFRAMA

Notícias

Prefeitos do Amazonas recebem atendimento da SUFRAMA

Foram feitas orientações sobre programas, ações e linhas de financiamento disponíveis para os municípios.
por Layana Rios publicado: 04/10/2013 15h00 última modificação: 18/02/2016 17h58

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) foi um dos órgãos federais selecionados para fazer atendimento aos participantes do Encontro Estadual com Prefeitos e Prefeitas, realizado em Manaus. Das 8h às 16h de sexta-feira (4), os prefeitos dos municípios do Amazonas tiveram à disposição, no Centro Cultural Palácio Rio Negro (zona Sul da capital), técnicos de diversos ministérios do governo federal para orientar sobre programas, ações e linhas de financiamento disponíveis para os municípios.

A ação teve a coordenação pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI), junto aos ministérios das Cidades e da Saúde. O superintendente da SUFRAMA, Thomaz Nogueira, participou do evento de abertura, na noite de quinta-feira, que contou com a presença de 59 prefeitos, além da ministra da SRI, Ideli Salvatti, do governador do Estado, Omar Aziz, e dos senadores e deputados federais do Amazonas.

Durante a abertura do evento, Salvatti explicou que a realização do encontro é uma continuidade aos trabalhos do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado em janeiro pela presidenta da República, Dilma Rousseff, com a participação de todos os ministros de Estado. A ministra também lembrou do compromisso do governo federal com a Zona Franca de Manaus, ao aprovar na Comissão Especial na Câmara dos Deputados, a PEC que prorroga o modelo de desenvolvimento até 2073. “Também estamos trabalhando para que o projeto de extensão da Zona Franca para a Região Metropolitana de Manaus possa ser aprovado, para que a Zona Franca continue sendo esse grande polo de desenvolvimento e de sustentação da preservação da Amazônia”, afirmou.

Reunião
Antes da abertura do Encontro Estadual com Prefeitos e Prefeitas, Salvatti reuniu-se com os gestores federais que atuam no Amazonas para apresentar a proposta de criação de um fórum permanente que aproximará as demandas dos municípios junto ao governo federal. Segundo a ministra, o Fórum é amparado por um decreto presidencial, a partir de uma portaria, que legaliza sua criação. Durante a reunião, foi instituída uma coordenação preliminar, onde a SUFRAMA está incluída, que deverá articular os próximos encontros para discutir a viabilização do Fórum no Amazonas.

registrado em: , ,