Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prefeitura de Guajará-Mirim apresenta demandas para fortalecer ALC

Notícias

Prefeitura de Guajará-Mirim apresenta demandas para fortalecer ALC

Iniciativas destacadas visam à viabilização de parcerias que resultem em projetos de apoio à infraestrutura econômica, produção, turismo, pesquisa e desenvolvimento, formação de capital intelectual e capacitação, treinamento e qualificação profissional.
por Márcio Gallo publicado: 18/07/2019 08h46 última modificação: 18/07/2019 09h54

Em visita à Área de Livre Comércio (ALC) de Guajará-Mirim, cujos incentivos ofertados são administrados pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a comitiva da Autarquia recebeu do prefeito local, Cícero Alves Filho, uma carta aberta com demandas que visam ao aperfeiçoamento do trabalho realizado pela Suframa por meio da sua unidade localizada em Guajará-Mirim. O documento foi apresentado ao superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, durante reunião ocorrida nesta quarta-feira (17), na sede do executivo municipal, que contou a participação de secretários municipais e, ainda, do prefeito de Nova Mamoré, Claudionor Rocha, e do presidente da Câmara Municipal deste município, Denízio da Costa.


A proposta apresentada busca viabilizar, dentre outras iniciativas, parcerias que resultem em projetos de apoio à infraestrutura econômica, produção, turismo, pesquisa e desenvolvimento, formação de capital intelectual e capacitação, treinamento e qualificação profissional. "Tal solicitação se faz necessária para que este município possa cumprir seu papel federativo de integralização e fortalecimento da fronteira do País", disse Alves Filho.


O prefeito de Nova Mamoré pediu maior atenção para com a Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim, uma vez que a unidade da Suframa na localidade também engloba aquele município em sua área de circunscrição. Além disso, foi solicitada maior integração com o Conselho de Administração da Suframa (CAS), com vistas a buscar atrair mais investimentos para a região.


O superintendente da Suframa afirmou que a nova gestão da Autarquia tem buscado atuar com atenção a toda sua área de abrangência e ressaltou que todos os agentes, públicos e privados, devem contribuir. "É preciso ter alinhamento em questões de interesse comum. A classe política, o empresariado, todos devemos deixar as diferenças de lado em prol da sociedade. Esta é uma demanda desta sociedade atual", comentou Menezes.


Aproximação com comércio

Ainda nesta quarta-feira, a comitiva da Suframa participou de encontro com representantes da classe comercial e empresários locais na sede da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Guajará-Mirim (ACISGM).


Na reunião, o superintendente esclareceu como os novos gestores da Suframa - todos com capacitação em conhecimento técnico e profissional em suas respectivas áreas de atuação - devem colaborar para o bom cumprimento da missão institucional da Autarquia.


Na ocasião, os associados pleitearam à Suframa a disponibilização de uma cartilha com informações sobre os incentivos locais, bem como questões tributárias que incidem em toda Zona Franca de Manaus, em especial na ALC de Guajará-Mirim, como forma de orientar empresários e investidores. O titular da Suframa informou que uma das primeiras tratativas desta visita a Rondônia foi conversar com o Sebrae estadual para buscar capacitar agentes para ampliar a divulgação destas e outras informações.