Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Premiação jornalística para o informativo SUFRAMA HOJE

Notícias

Premiação jornalística para o informativo SUFRAMA HOJE

I Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico 2010 tem o objetivo de incentivar a comunicação científica no Estado e reconhecer trabalhos que tenham contribuído para a popularização da ciência.
publicado: 29/04/2010 00h00 última modificação: 03/05/2016 14h58

Com a matéria “Qualificação avança na Amazônia”, publicada na edição de nº 44 da revista SUFRAMA HOJE, as jornalistas Lisângela Costa, lotada na Coordenação-Geral de Comunicação Social (CGCOM) desta autarquia, e Cristiane Mota, ex-colaboradora da Coordenação-Geral de Estudos Econômicos e Empresariais (COGEC), foram as vencedoras na categoria “Impresso/Profissional” do I Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico 2010. O prêmio tem o objetivo de incentivar a comunicação científica no Estado e reconhecer trabalhos que tenham contribuído para a popularização da ciência.

A solenidade de premiação aconteceu na noite desta quinta-feira (29/04), no auditório Eulálio Chaves, no minicampus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Segundo o diretor-presidente da FAPEAM, Odenildo Sena, o prêmio tem o objetivo de estimular os profissionais da área de jornalismo e os estudantes a divulgar a ciência. “Temos esse desafio de traduzir a ciência para a sociedade. Os cidadãos precisam entender a ciência no seu dia-a-dia”, afirmou.

O superintendente da Suframa em exercício, Oldemar Ianck, afirmou que a premiação é uma honra para a autarquia, e que reforça a imagem do informativo Suframa Hoje como um dos veículos de divulgação da produção técnico-científica da região Amazônica.

Os profissionais vencedores receberão R$ 3 mil e os estudantes R$ 1,2 mil, além dos troféus e diplomas já recebidos durante o evento. O diretor-presidente da FAPEAM, Odenildo Sena, informou que além desses prêmios os vencedores têm vaga garantida no curso de pós-graduação lato sensu em Jornalismo Científico, que será financiado pela FAPEAM e realizado pela Fiocruz, com início previsto para o segundo semestre. Ele também adiantou que no segundo semestre será divulgado o edital para a próxima edição do Prêmio, que incluirá a categoria fotografia. “Os interessados já podem se preparar. As matérias terão que ter sido veiculadas até dezembro deste ano”.

O Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico 2010 recebeu inscrições de 76 matérias, feitas por estudantes e profissionais de Comunicação, que foram veiculadas ou publicadas até o dia 31 de dezembro de 2009. Do total de trabalhos inscritos, três foram de televisão, cinco de rádio, 33 da área de impresso e 35 de internet.

O evento foi realizado em parceria com Governo do Estado do Amazonas, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas (SEC), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Fundação Djalma Batista, Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação (Fucapi), Jornal Diário do Amazonas, Amazon Sat e Portal Amazônia.

Confira a lista dos vencedores:

Categoria Internet/Estudante: Mário Bentes /UniNorte/Inpa
Categoria Internet/Profissional: Allan Soljenisin Rodrigues/Portal da Ciência
Categoria Rádio/Estudante: Daniel Jordano/Rádio Amazonas FM
Categoria Rádio/Profissional: Odinéia Araújo/Rádio Amazonas FM
Categoria TV/Estudante: Adriane Diniz/UniNorte/TV A Crítica
Categoria TV/Profissional: Daniela Assayag/Rede Amazônica de Rádio e TV
Categoria Impresso/Estudante: Mário Bentes/UniNorte/Inpa
Categoria Impresso/Profissional: Cristiane Mota de Carvalho/Diário do Amazonas e Lisângela Costa/Fucapi
Menção Honrosa: Daniel Jordano/Rádio Amazonas FM