Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa Brasil Próximo é apresentado à SUFRAMA

Notícias

Programa Brasil Próximo é apresentado à SUFRAMA

Ação é um projeto de cooperação com a Itália voltada ao desenvolvimento sustentável da região.
publicado: 15/07/2011 00h00 última modificação: 12/04/2016 10h25

Representantes do Programa Brasil Próximo estiveram quinta-feira, 14, na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) para apresentar o projeto de cooperação com a Itália voltada ao desenvolvimento sustentável da região, além de conhecer os incentivos fiscais que regem o modelo ZFM, bem como o trabalho desenvolvido pela SUFRAMA em toda a sua área de atuação.

O Programa tem por objetivo oferecer suporte tecnológico para viabilizar a cooperação Brasil Itália, com foco no desenvolvimento regional local. No Amazonas, especificamente na região do Alto Solimões, os projetos a serem trabalhados envolvem a formação de cooperativas técnicas para o manejo sustentável de madeira, criação de um polo moveleiro, certificação de qualidade, apoio à comercialização de produtos agroflorestais e incentivo ao desenvolvimento do turismo ecológico.

Durante a reunião, a secretária executiva do Programa de Cooperação Brasil Próximo, Cristina Sampaio, esclareceu que a finalidade de apresentar o projeto à SUFRAMA é buscar apoio quanto à capacitação de mão de obra na área madeireira e apoio territorial nos projetos que deverão ser realizados em Tabatinga.

A coordenadora de Desenvolvimento Regional da autarquia, Eliany Gomes, explicou que a SUFRAMA prioriza ações de interiorização do desenvolvimento e investe em capacitação intelectual. Essas ações fazem parte do planejamento estratégico da autarquia. Ela também destacou a importância do cooperativismo e do associativismo e citou como exemplo o projeto de incubadora de empresas, em parceria com Sebrae-AM, como forma de possibilitar a inclusão dessa população na e economia local.

“A Suframa investe no desenvolvimento econômico das Áreas de Livre Comércio e tem total interesse em aproveitar os benefícios fiscais oferecidos pelo modelo ZFM para promover a industrialização dessas localidades, a exemplo da criação do polo moveleiro de Tabatinga”, explicou Eliany Gomes.

Outro ponto detalhado na reunião foi a necessidade de transformar Tabatinga em um local mais atrativo, por meio da identificação de oportunidades de negócios e investimentos na área de turismo ecológico e necessidade de facilitar o acesso à região.

O coordenador-geral de Promoção Comercial da SUFRAMA, Jorge Vasques, aproveitou a oportunidade para convidar os presentes para a sexta edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2011), que este ano terá como um de seus destaques o Pavilhão da Itália, na área internacional do evento, que homenageará o Ano do Brasil na Itália. A Feira acontecerá de 26 a 29 de outubro, em Manaus, no Studio 5 – Centro de Convenções.

Também participaram da reunião representantes do Governo do Estado do Amazonas, da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas (Seplan), da Secretaria Executiva Adjunta de Relações Internacionais (Seari), da Região Umbria, da Coordenação Sviluppumbria, o coordenador-geral do Programa Brasil Próximo, Giampiero Rasimelli e a representante do Fórum de Desenvolvimento do Alto Solimões, Terezinha Rosenhaim.

Nesta sexta-feira, o grupo de trabalho do Programa Brasil Próximo também participa de reuniões na sede da Seplan e segue para o município de Tabatinga, onde permanecerá até o dia 19.