Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Palestras da SUFRAMA abre inscrições para instituições interessadas em participar em 2009

Notícias

Programa de Palestras da SUFRAMA abre inscrições para instituições interessadas em participar em 2009

O programa está caminhando para o sexto ano de atividade e tem o objetivo principal de disseminar informações sobre a história e as diretrizes da ZFM.
por Diego Queiroz publicado: 01/12/2008 00h00 última modificação: 18/07/2016 11h42

Instituições de ensino públicas e particulares locais interessadas em aprimorar os conhecimentos de seu público interno sobre a Zona Franca de Manaus (ZFM) podem agendar uma visita, em 2009, do Programa Especial de Palestras sobre o modelo de desenvolvimento.

De iniciativa da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), o programa está caminhando para o sexto ano de atividade e tem o objetivo principal de disseminar informações sobre a história e as diretrizes da ZFM, além de reforçar, junto aos estudantes amazonenses, a importância deste modelo para o desenvolvimento socioeconômico dos Estados da Amazônia Ocidental (Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima) e dos municípios de Macapá e Santana, no Estado do Amapá - área de abrangência da autarquia.

As instituições interessadas em receber as atividades do programa no próximo ano devem entrar em contato com a Coordenação-Geral de Planejamento e Programação Orçamentária da SUFRAMA (CGPRO), por meio do telefone 3321-7241. Apesar de não serem o público-alvo prioritário do projeto, associações de classe, sindicatos e organizações comunitárias também podem fazer o agendamento e participar da iniciativa.

Balanço positivo
Em 2008, o Programa Especial de Palestras da SUFRAMA fechou o ano com 21 visitas a escolas da capital amazonense, atingindo aproximadamente três mil estudantes. Entre os principais tópicos abordados nas palestras estão a trajetória histórica do modelo ZFM, um breve panorama da economia do Amazonas e o contexto de desenvolvimento do Pólo Industrial de Manaus (PIM). Ao final de cada palestra, a SUFRAMA entrega aos participantes um material de pesquisa e disponibiliza na biblioteca da escola um CD com todas as informações repassadas durante a apresentação.

O Colégio Amazonense Dom Pedro II, o “Estadual”, localizado na avenida Sete de Setembro, Centro, foi o último neste ano a receber a visita do programa. Segundo o diretor do colégio, Antônio Carlos Araújo, a iniciativa é muito bem-vinda, uma vez que os alunos estão perto de ingressar no mercado de trabalho e o PIM é um destino em potencial para muitos deles. “Eu acho ótimo, pois os estudantes estão tendo uma excelente oportunidade de conhecer o mercado de trabalho e o funcionamento da economia do Estado. A palestra satisfaz as curiosidades sobre o Pólo Industrial, um grande fator de desenvolvimento para a Região, e também indica as áreas que possuem maiores oportunidades profissionais”, afirma.

As palestras são proferidas pela economista Ana Virgínia Lemos de Aguiar, técnica da autarquia. Para ela, a tarefa de transmitir informações aos estudantes é extremamente gratificante. “Os alunos se sentem interessados e valorizados, pelo fato de a Suframa ter preocupação com a educação deles e transmitir informações preciosas”, afirma.