Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programação da VII Fiam em fase decisiva

Notícias

Programação da VII Fiam em fase decisiva

Cerca de 95% dos estandes já estão reservados para o evento.
por Layana Rios publicado: 07/08/2013 16h48 última modificação: 19/02/2016 13h08

Com mais de 95% dos estandes reservados, a sétima edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM), marcada para os dias 27 a 30 de novembro, no Studio 5 Centro de Convenções, segue para a definição da programação de seminários, workshops, rodadas de negócios e diversas outras atividades que ocorrerão durante os quatro dias do evento, considerado a maior feira multissetorial voltada à atração de investimentos para a região.

De acordo com o coordenador-geral de Promoção Comercial da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Jorge Vasques, várias instituições articulam com a autarquia o estabelecimento de parcerias que darão forma à programação da feira. “Estamos ajustando os detalhes quanto aos temas dos seminários e às parcerias necessárias”, afirmou.

A Rodada de Negócios, realizada em todas as edições da FIAM, contará novamente com o apoio do Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM). Na edição de 2011, foram gerados US$ 13.1 milhões durante o evento, com uma demanda expressiva para os segmentos de artesanato, alimentos e bebidas. No acumulado de todas as feiras realizadas, o montante gerado foi de US$ 72,8 milhões.

A Rodada de Negócios de Turismo, que chega à quarta edição, terá a parceria da Amazonas Convention & Visitors Bureau (ACVB). A Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa) coordenará o 5º Encontro de Negócios da Aquicultura e trará o Simpósio Nacional de Aquicultura para ser realizado na programação da FIAM.

O seminário Minapim (Micro e Nanotecnologia para o Polo Industrial de Manaus), voltado ao debate sobre as áreas de micro e nanotecnologia aliadas à sustentabilidade, terá como tema: “Soluções de sistemas inteligentes para uma floresta sustentável”. O seminário é organizado pelo Instituto alemão Fraunhofer ENAS (Nanointegração de Sistemas Eletrônicos) junto a outros institutos alemães.

O Salão de Negócios Criativos, que consiste na realização do III Fórum de Investidores na Amazônia, ficará a cargo do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA). O evento expõe empresas com propostas de negócios, preferencialmente inovadores, que estejam vinculados às potencialidades regionais, para receber investimentos.

Mais parcerias
Vasques também informou que as secretarias de estado de Ciência e Tecnologia (SECT) e de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos (SEMGRH) devem coordenar um dos seminários da feira em parceria com a Universidade do Novo México (UNM) e o Encontro de Negócios de Bares e Restaurantes deverá ser coordenado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Também está previsto um evento de matchmaking sobre políticas públicas em parceria com a Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (GIZ); oficina de negócios Brasil Trade, coordenada pelo Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e a Apex Brasil, e ainda visitas técnicas de convidados especiais às empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM)

Segundo o coordenador da SUFRAMA, as licitações para o projeto arquitetônico da feira, bem como para serviços como transporte, hospedagem, material gráfico, recursos humanos, entre outros, já foram concluídas. “Resta apenas a licitação para a montagem dos estandes, que deve ocorrer no mês de setembro”, informou Vasques.

As empresas e instituições interessadas em participar da VII FIAM devem procurar a Coordenação-geral de Promoção Comercial (COGPC) da SUFRAMA pelos telefones (92) 3321-7237 ou (92) 3321-7199. Outras informações também podem ser obtidas no hot site do evento, www.suframa.gov.br/fiam.

registrado em: , , ,