Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programas voltados às cadeias produtivas sustentáveis no AM são apresentados durante Naturaltech 2012

Notícias

Programas voltados às cadeias produtivas sustentáveis no AM são apresentados durante Naturaltech 2012

Tema foi apresentado durante o 8º Fórum Brasileiro de Agricultura Orgânica e Sustentável, integrante da programação da Naturaltech 2012, na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo.
por Layana Rios publicado: 24/05/2012 00h00 última modificação: 21/03/2016 16h59

O diretor de Negócios Florestais da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Fernando Guimarães, apresentou exemplos de programas exitosos voltados às cadeias produtivas sustentáveis para geração de renda e melhoria da qualidade de vida no Amazonas, durante o 8º Fórum Brasileiro de Agricultura Orgânica e Sustentável, nesta terça-feira (24), integrante da programação da Naturaltech 2012, na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo (SP).

Entre os exemplos, foi citada a cadeia produtiva da borracha, que conta com o total de dois mil produtores distribuídos em 17 municípios do Estado. “Nós temos hoje a cadeia produtiva da borracha completa no Amazonas. Temos o seringueiro coletando o produto na floresta, duas usinas de beneficiamento, uma em Manicoré e outra no Iranduba, e uma usina de produção de pneus, que é a Neotec, que está produzindo com esse material, a partir dos benefícios fiscais do Polo Industrial de Manaus (PIM)”, explicou Guimarães.

Guimarães também apresentou o Programa de Regionalização dos Móveis Escolares (PROMOVE), que realiza a produção de mobiliário escolar utilizando madeira manejada, com valorização da mão-de-obra local e geração de renda no interior do Estado.

Na produção de alimentos, o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (PREME), que já fornece 42 produtos regionais entre eles, produtos extrativos e oriundos de agroindústrias, foi o destaque da apresentação. “Este programa se efetiva como um dos maiores geradores de renda ao agricultor familiar do Estado do Amazonas”, afirma Guimarães.

Ao finalizar a apresentação, o diretor convidou os presentes a visitarem o estande da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) que se encontra na Naturaltech, com 12 micro e pequenas empresas que expõem produtos nas áreas de artesanato, cosméticos, fitoterápicos, alimentos e bebidas, produzidos a partir de matéria prima regional.

A apresentação fez parte do painel “Como promover a democratização do acesso aos produtos orgânicos e naturais – exemplos de sucesso” e contou, ainda, com o diretor de coordenação da Itaipu Binacional, Nelton Fiedrich e o diretor executivo da Fundação Itesp, Marco Pilla.

O Fórum continua na sexta-feira (25), abordando temas como meio ambiente, políticas públicas, comercialização, sustentabilidade e mercado internacional. A entrada é gratuita. A feira Naturaltech acontece até domingo, das 11h às 20h.

 

registrado em: , ,