Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Realizada a 46ª reunião do Capda

Notícias

Realizada a 46ª reunião do Capda

Durante o evento, ficou definido que na véspera da terceira reunião ordinária do ano será realizado um workshop para discussão das áreas estratégicas nas quais estarão circunscritos os projetos prioritários.
por Enock Nascimento publicado: 16/10/2015 17h33 última modificação: 29/01/2016 12h58

A 46ª Reunião Ordinária do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda), realizada nesta sexta-feira (15), na sede da SUFRAMA, aprovou a avaliação de desempenho de quatro instituições, além de autorizar um credenciamento e um descredenciamento.

A reunião foi presidida pelo secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e coordenador do Capda, Marcos Vinícius de Souza, e contou com a participação do superintendente da SUFRAMA, em exercício, Gustavo Igrejas, e dos comitentes que representam os órgãos de pesquisa e fomento, órgãos governamentais e as classes produtoras e científicas integrantes do Comitê.

O Capda homologou as avaliações de desempenho de quatro instituições credenciadas: a Ayty, incubadora do Instituto Federal do Amazonas (Ifam); a Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática da Amazônia (Sidia); o Instituto Ambiental e Tecnológico da Amazônia (Iatecam) e Fundação de Medicina Tropical do Amazonas – Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HDV). O Comitê autorizou ainda o descredenciamento da Fundação Rede Amazônica e o credenciamento do Instituto Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia de Software (ICTS).

Outra decisão foi a aprovação da mudança da coordenação dos projetos prioritários “Parque Tecnológico de Software Japiim” e o “Caboclo Sem Fronteiras”. Eles deixam de ser coordenados pela Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões (Unisol) e passam para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Os comitentes definiram ainda o cumprimento do percentual mínimo de 2% de doutores para as instituições científicas e de inovação tecnológica credenciadas. Foi determinado também um prazo de carência de cinco anos para as instituições novas e de um ano para as que já estão atuando.

Agenda
Os comitentes elogiaram a retomada da continuidade das reuniões do Capda e ficou definido que na véspera da terceira reunião ordinária do ano, dia 9 de dezembro, será realizado um workshop para discussão das áreas estratégicas nas quais estarão circunscritos os projetos prioritários.

Workshop
Na quinta-feira (15), no auditório da autarquia, foi realizado um workshop para apresentação da atual situação dos Programas Prioritários instituídos pelo Capda. O evento contou com a participação de técnicos da Coordenação-Geral de Gestão Tecnológica da autarquia (CGTEC/SUFRAMA), além do gerente de projetos da Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Luciano de Sousa, representantes da Academia, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de entidades coordenadoras e executoras dos Programas Prioritários.

 

registrado em: , ,