Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Representantes de Cabo Verde visitam a SUFRAMA para trocar conhecimentos e estreitar relações

Notícias

Representantes de Cabo Verde visitam a SUFRAMA para trocar conhecimentos e estreitar relações

Durante o encontro, técnicos de diversos setores da Autarquia apresentaram detalhes da Zona Franca de Manaus e do Polo Industrial de Manaus, tais como incentivos praticados na região, faturamento, principais produtos fabricados no parque industrial manauara e evolução do modelo ao longo dos anos.
por Márcio Gallo publicado: 22/02/2019 19h00 última modificação: 23/02/2019 02h20

Uma comitiva do Ministério das Finanças e Planejamento da República de Cabo Verde, situada na costa africana, visitou nesta quinta-feira (21) a sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) - guiada pela equipe da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM) - para entender sobre o funcionamento do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). O superintendente da Autarquia, Alfredo Menezes, acompanhado dos superintendentes adjuntos Executivo, Gustavo Igrejas, e de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Marcelo Pereira, recebeu a comitiva e fez uma breve apresentação sobre a SUFRAMA e o modelo de desenvolvimento regional.

Durante o encontro, técnicos de diversos setores da Autarquia apresentaram detalhes da ZFM e do Polo Industrial de Manaus (PIM), tais como incentivos praticados na região, faturamento, principais produtos fabricados no parque industrial manauara e evolução do modelo ao longo dos anos. O fluxograma de importação e exportação de insumos e produtos da área de abrangência da SUFRAMA também foi demonstrado à comitiva estrangeira.

A logística regional e nacional também teve destaque durante a reunião, com detalhamento dos modais utilizados para a chegada de insumos e escoamento da produção local. As oportunidades logísticas em estudo, em especial as que interligam a Zona Franca de Manaus ao Oceano Pacífico, como alternativa à exportação e importação via os meios comumente utilizados, como o Canal do Panamá, chamaram a atenção dos visitantes.

Um ponto levantado pelos membros da comitiva foi a forma como é efetuado o controle de entrada e saída de produtos e matérias-primas da região, tema que foi explanado detalhadamente pela equipe da Coordenação-Geral de Controle de Mercadorias e Cadastro da SUFRAMA.

O superintendente Alfredo Menezes agradeceu a comitiva pela visita e afirmou que "novas oportunidades estão surgindo. Temos completo alinhamento (quanto à Zona Franca de Manaus) entre o governo federal, o governo estadual e o governo municipal. Este é o momento que podemos efetivamente trabalhar para destravar, desburocratizar, nos unirmos para oferecermos um serviço melhor para nossos clientes, para a sociedade, pois todos sairemos ganhando. Governar é fazer as coisas acontecerem e, para fazer as coisas acontecerem, precisamos sair do discurso e partir para a prática".

A chefe de comitiva e diretora do Serviço Partilhado de Auditoria e Correição na Direção Nacional de Receitas do Estado (de Cabo Verde), Celina Lizardo, demonstrou a satisfação de toda equipe presente por receber as orientações do corpo técnico da SUFRAMA. "Foi um momento de transmissão de conhecimentos e troca de experiências. As orientações recebidas ajudam a estreitar a relação entre Cabo Verde e a Zona Franca de Manaus", afirmou Celina.