Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reunião em Brasília destrava PPBs

Notícias

Reunião em Brasília destrava PPBs

Com mais agilidade na discussão de Processos Produtivos Básicos, maior a possibilidade de grandes investimentos produtivos serem efetivamente realizados no País, com impactos positivos na geração de emprego e renda.
por Márcio Gallo publicado: 02/10/2019 01h11 última modificação: 02/10/2019 02h12

Nesta terça-feira (1º), o Grupo Técnico Interministerial de Análise de Processos Produtivos Básicos (GT-PPBs), composto por representantes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (ZFM), da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia (ME) e da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) realizou reunião histórica, no Ministério da Economia, após um hiato de vinte anos sem encontros a nível decisório do colegiado, que deixou de atuar formalmente em 1999.


Na ocasião, os membros titulares do GT-PPBs definiram diretrizes de atuação do grupo e discutiram sobre oito propostas que estavam travadas e conseguiram ter encaminhamentos que podem beneficiar diretamente indústrias que têm interesse em se instalar na Zona Franca de Manaus (ZFM). Uma destas propostas já superava mais de 2300 dias sem um consenso.


Durante a reunião, o superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, o superintendente adjunto de Projetos da Autarquia, Gustavo Igrejas, o titular da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação, Gustavo Ene, e o Secretário de Empreendedorismo e Inovação, Paulo Alvim, também definiram que será realizado um mutirão para zerar, até o final do ano, o acúmulos de propostas em aberto, que hoje chega a mais de 120.


"Hoje participamos de um encontro histórico por si só. O grupo decisório não promovia uma reunião de alto nível desde 1999 e hoje conseguimos destravar propostas de interesse para o Brasil, o que permitirá avanços à indústria nacional e reflexos positivos para nossa sociedade. Além disso, a partir desse encontro, definimos que a agenda de trabalho do GT-PPBs terá como foco buscar atingir um nível de excelência que possibilitará a redução da análise de propostas para menos de cem dias, o que será fundamental para dar celeridade a investimentos no País", ressaltou o titular da Suframa.


GT-PPBs

O Grupo Técnico Interministerial de Análise de Processos Produtivos Básicos foi redefinido por meio da Portaria 32, de 15 de julho de 2019, e, para atender a pleitos antigos da classe industrial, que demanda celeridade na análise dos PPBs com vistas a dinamizar a economia nacional, foi recriado o Grupo Decisório, responsável pela análise definitiva de propostas sem consenso. Com mais agilidade na discussão de propostas, maior a possibilidade de grandes investimentos produtivos serem efetivamente realizados no País, com impactos positivos na geração de emprego e renda.