Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Salão de Negócios e Empreendedorismo Inovador está com inscrições abertas

Notícias

Salão de Negócios e Empreendedorismo Inovador está com inscrições abertas

Evento integra programação da Feira Internacional da Amazônia.
publicado: 30/09/2009 00h00 última modificação: 24/05/2016 10h18

Estão abertas até o dia 25 de outubro as inscrições para o II Salão de Negócios e Empreendedorismo Inovador, evento programado para acontecer durante a Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2009), que ocorrerá de 25 a 28 de novembro, no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus (Amazonas). Podem concorrer propostas de produtos e serviços que possuam caráter inovador, promovam agregação de valor às potencialidades regionais e tenham viabilidade mercadológica.

A iniciativa tem como objetivo colocar frente a frente investidores e empreendedores (pessoas física e jurídica) interessados em lançar novos produtos no mercado. "A nossa intenção é identificar novos nichos de mercado e incentivar a geração de negócios na Amazônia", destaca a coordenadora-geral de Desenvolvimento Regional da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Eliany Gomes.

Pela primeira vez, o evento conta com a parceria do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), que atuará em todo o processo de organização, que inclui as etapas de captação e seleção de empreendimentos, mentoring (orientação feita por consultores especialistas) e captação de investidores. Uma das fases mais importantes, de acordo com o coordenador da Área de Geração de Negócios do CBA, Ewerton Larry, é justamente a do mentoring, uma vez que oferecerá aos empreendedores a oportunidade de discutir e amadurecer os seus planos de negócios. "O objetivo é fazer com que os planos de negócios se adequem às exigências de mercado e se tornem atrativos aos investidores", comenta Ewerton Larry.

Serão selecionados 10 planos de negócios. As propostas deverão se enquadrar em uma das seguintes linhas de interesse: produtos regionais (frutas, sementes, óleos essenciais, fibras e peixes), produção (biocosméticos, artefatos e móveis de madeira e biojoias) e turismo. Também poderão concorrer planos de negócios de áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento da economia regional, como software, logística de transporte fluvial, petróleo e gás, energias renováveis e telecomunicações.

O processo de escolha de propostas compreenderá as fases de pré-qualificação, que consistirá na análise de enquadramento dos planos de negócios às linhas de interesse e a etapa de avaliação de mérito a ser feita por uma comissão multisetorial avaliadora, composta por especialistas da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Rede Nacional de Informações sobre Investimentos (Renai), Associação Brasileira de Private Equility Venture Capital (ABVCAP) e da própria SUFRAMA.

A divulgação dos planos de negócios selecionados, os quais serão incluídos no portfólio de projetos de investimentos da SUFRAMA, ocorrerá no dia 10 de novembro. O Edital de Chamada Pública e o modelo de plano de negócios a ser preenchido pelos proponentes estão disponíveis na página eletrônica da Feira Internacional da Amazônia (www.suframa.gov.br/fiam). O plano de negócios deverá ser enviado à SUFRAMA mediante o endereço eletrônico salaodenegocios@suframa.gov.br.