Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Saúde e Segurança do trabalhador do PIM serão debatidas em seminário

Notícias

Saúde e Segurança do trabalhador do PIM serão debatidas em seminário

Objetivo é socializar e debater providências para elevar o nível de segurança no ambiente de trabalho.
publicado: 03/05/2011 00h00 última modificação: 13/04/2016 15h52

Socializar e debater providências para elevar o nível de segurança no ambiente de trabalho é o objetivo do seminário “Saúde e Segurança do trabalhador no Polo Industrial de Manaus”. Realizado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e Ministério Público do Trabalho (MPT), o evento acontece no próximo dia 11 de maio (quarta-feira), das 9h às 18h, no auditório Floriano Pacheco (sede da SUFRAMA).

O seminário conta com a parceria do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Amazonas (CREA-AM), Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do Amazonas (Sintest-AM), Advocacia Geral da União (AGU), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) e Centro Universitário Luterano de Manaus (Ceulm/Ulbra).

Na programação estão previstos dois paineis: “Segurança e Medicina do Trabalho - aspectos técnicos e regulatórios” e “Acidente e Segurança do trabalho – da regulação à fiscalização”. Durante o primeiro painel serão proferidas as palestras “Atuação da Medicina do Trabalho: aspectos éticos, técnicos, regulatórios e capacitação” (Associação Nacional de Medicina do Trabalho – ANAMT); “Gestão em Saúde Ocupacional: aspectos técnicos, epidemiológicos e econômicos” (Nokia do Brasil); “Aspectos técnicos e legais dos profissionais de Segurança do Trabalho: uma visão da Engenharia” (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Amazonas (CREA-AM) e “Polo Industrial de Manaus: uma visão panorâmica da Segurança do Trabalho” (Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do Amazonas - SINTEST-AM).

O segundo painel contará com as palestras “Acidentes de trabalho e produtividade” (Centro Universitário Luterano de Manaus - CEULM/ULBRA); “Fiscalização: a atuação da SRTE/AM na área de Saúde e Segurança do Trabalho” (Ministério do Trabalho e Emprego); “Saúde Ocupacional: responsabilidade civil do empregador e consequências trabalhistas” (Ministério Público do Trabalho – MPT); “Ações regressivas previdenciárias” (Advocacia Geral da União – AGU); “Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário – NTEP” (Instituto Nacional do Seguro Social – INSS) e “Saúde mental do trabalhador” (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas – FIEAM). Os temas a serem discutidos durante o evento possibilitarão intercâmbio de informações entre empresários, trabalhadores, meio acadêmico, legisladores e sociedade civil sobre a necessidade de divulgar, praticar e transformar em hábito nas empresas, o que consta nas Normas Reguladoras elaboradas pelo Ministério do Trabalho.

Para a superintendente da SUFRAMA, Flávia Grosso, a maior socialização de informações sobre Saúde e Segurança do Trabalhador do Polo Industrial de Manaus deverá repercutir na melhoria do nível de qualidade de vida dos trabalhadores em geral. Segundo o procurador-chefe do MPT 11ª Região, Jorsinei Dourado do Nascimento, o seminário abrange diversos temas de interesse dos trabalhadores do Polo Industrial de Manaus, notadamente doenças ocupacionais e acidentes do trabalho, e representa o início de um processo de mudança dessa realidade por meio da discussão e sugestão de medidas na área de Medicina, Engenharia e Direito do Trabalho, como forma de melhorar o ambiente laboral das empresas do PIM.

As inscrições para o seminário serão feitas no mesmo dia e local do evento, a partir das 8h30. A entrada é gratuita. Serão emitidos certificados digitalizados de participação e enviados via e-mail para os inscritos no evento que se fizerem presentes nos dois turnos (manhã e tarde) de acordo com as assinaturas das respectivas presenças. A programação pode ser acessada por meio do link (http://www.suframa.gov.br/noticias/eventos.cfm).

registrado em: , , ,