Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Secretário de Produção do MDIC destaca força do PIM e acerto do modelo ZFM durante lançamento da FIAM em Brasília

Notícias

Secretário de Produção do MDIC destaca força do PIM e acerto do modelo ZFM durante lançamento da FIAM em Brasília

Mais empregos e mais empresas no PIM motivaram declaração.
publicado: 15/10/2009 00h00 última modificação: 13/05/2016 12h46

É com satisfação que vemos o Polo Industrial de Manaus sair da crise com mais empregos e mais empresas que o mês de setembro de 2008. Esta é a confirmação da força do Polo e do acerto do modelo estabelecido na Zona Franca de Manaus como suporte ao desenvolvimento sustentável da Amazônia. É também a confirmação de como a política industrial foi oportuna e necessária. É o que afirmou o secretário de Desenvolvimento da Produção do MDIC, Armando Meziat, representando o ministro Miguel Jorge, durante solenidade de lançamento da V FIAM, na última quarta-feira (14), no Brasil 21 - Centro de Convenções, em Brasília. Segundo ele, a FIAM 2008 foi realizada uma semana antes do início da crise financeira mundial e que hoje, pouco mais de um ano após este período, a economia brasileira celebra um sólido desempenho e gradual retomada dos investimentos. Portanto, temos motivo de sobra para comemorar o lançamento da FIAM 2009, afirmou o secretário.

Para a Superintendente da SUFRAMA, Flávia Skrobot Barbosa Grosso, a Feira Internacional da Amazônia (FIAM) tem contribuído de forma significativa para o fortalecimento da economia da região, em especial do Polo Industrial de Manaus (PIM) e é a principal ação da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), voltada para a atração de investimentos e promoção das potencialidades amazônicas.

Ela chamou atenção para a evolução do faturamento das empresas do PIM. “No ano passado, o Polo Industrial de Manaus gerou mais de 30 bilhões de dólares de faturamento, mais de 100 mil empregos diretos e agora, apesar da crise, este é o quinto mês de crescimento industrial, de faturamento e de absorção de emprego”, acrescentou a superintendente.

O evento teve como objetivo divulgar os atrativos da Feira e as potencialidades de investimentos na Amazônia Ocidental, e convidar a comunidade diplomática, parlamentares, empresários e representantes de órgãos governamentais a participarem da quinta edição da FIAM, que ocorrerá em Manaus, de 25 a 28 de novembro.

Para o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando de Queiroz Monteiro Neto, “a FIAM transforma-se a cada edição em um evento que atrai novos empreendedores capazes de identificar e efetivamente explorar as riquezas da região”. Ele destacou o papel da Feira de promover o potencial econômico da região, incluindo produtos industrializados e regionais que utilizam matéria-prima da biodiversidade amazônica, além de divulgar os atrativos turísticos e estimular o intercâmbio científico e tecnológico.

Também estiveram presentes no evento, os presidentes da Federação da Indústria do Estado do Amazonas (FIEAM), Antônio Silva, e do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos e Eletroeletrônicos do Amazonas (Sinaees), Wilson Périco, o diretor do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam), Ronaldo Mota, os senadores João Pedro (PT-AM), Jefferson Praia (PDT-AM), Romeu Tuma (PTB-SP), a deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), o representante do governo do Estado do Amazonas, Isaac Alves, além de representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério de Minas e Energia (MME), Itamaraty, Caixa Econômica Federal, Câmara de Comércio Exterior (CAMEX/MDIC), Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (APEX), Infraero, Federações das Indústrias dos Estados de Roraima e do Pará, e Embaixadas do Paraguai, Suíça, Marrocos, Costa Rica, Tailândia, Guiana, Estados Unidos, Moçambique, Itália, Senegal, Uruguai e Bolívia.

Os convidados tiveram a oportunidade de assistir ao espetáculo “Amazônia Terra da Magia”, organizado pelos bumbás Garantido e Caprichoso, do Festival Folclórico de Parintins, e que proporcionou aos presentes uma viagem ao universo mágico da cultura amazônica, com seus ritmos, cores e tradições.

Oportunidades de Investimento
Com o tema “Superando Desafios com Inovação”, a FIAM 2009 apresenta uma programação ampla e variada, que inclui exposição de produtos e serviços, encontros e rodadas de negócios e de turismo, salão de negócios e empreendedorismo inovador, seminários, workshops, visitas técnicas, e lançamento de produtos. Mais de 300 expositores entre indústrias, fundações, produtos regionais, turismo, consultoria, logística e instituições de pesquisa e ensino e federações das indústrias que atuam nos nove estados da Amazônia Brasileira, serão distribuídos em 190 estandes.

A FIAM é realizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), por intermédio da SUFRAMA e consta no calendário oficial de eventos do governo federal. Tem como objetivo promover o potencial econômico da região, incluindo produtos industrializados e regionais que utilizam matéria-prima da biodiversidade amazônica, bem como os atrativos turísticos,visando ao desenvolvimento sustentável local, além de estimular o intercâmbio científico e tecnológico. A FIAM 2009 será realizada de 25 a 28 de novembro, em Manaus, no Studio 5 - Centro de Convenções. Outras informações no site: WWW.suframa.gov.br/fiam/2009.

 

registrado em: , ,