Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Segunda edição da Feira do Polo Digital de Manaus ocorre em outubro

Notícias

Segunda edição da Feira do Polo Digital de Manaus ocorre em outubro

Evento conta com a participação de vários institutos, universidades, representantes de comunidades de startups e coworking, governo do Estado, prefeitura e entidades de classe
publicado: 27/06/2019 19h54 última modificação: 27/06/2019 20h22

Nesta quinta-feira (27), foi realizado o lançamento da segunda edição da Feira do Polo Digital de Manaus, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam). A feira, que ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 outubro, no Studio 5 Centro de Convenções, é organizada pelo ecossistema de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) por meio da Sub-Câmara de Dinamização do Polo Digital de Manaus, integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese Manaus), que conta com a participação de vários institutos, universidades, representantes de comunidades de startups e coworking, governo do Estado, prefeitura municipal e entidades de classe.

De acordo com coordenadora da Sub-Câmara de Dinamização do Polo Digital de Manaus e diretora administrativa do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, Vânia Capela, em sua segunda edição o evento espera compartilhar ainda mais informações sobre o desenvolvimento de produtos na área de TICs em Manaus, incentivar novos negócios, apresentar ideias inovadoras no conceito de uma Cidade Digital e Inteligente, além de difundir avanços técnicos e experiências bem-sucedidas no setor. Nesta edição o evento trará o ex-presidente da Estônia, Toomas Ilves para compartilhar a experiência da transformação daquele país em um país completamente digital, melhorando o PIB e a qualidade de vida do cidadão.

“A (primeira) Feira do Polo Digital foi um marco muito importante para a formação e estruturação de um ecossistema tecnológico em Manaus. Ao reunir os melhores nomes do setor, avançamos a passos largos para oferecer à região Norte um polo consolidado que ofereça condições para que a transformação digital ocorra de forma plena e eficiente, visando o crescimento do ecossistema e o bem da comunidade”, diz Vania.

Lançamento
Durante o lançamento, que contou com a presença do superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, foi apresentada a nova marca da Feira, o layout e a programação do evento, que terá como um dos palestrantes o apresentador Marcelo Tas.

Para o superintendente, a Feira vai ao encontro do trabalho que está sendo desenvolvido na Autarquia no sentido de buscar novos vetores econômicos de desenvolvimento regional complementares ao Polo Industrial de Manaus. “Por ser a segunda, ela já está sinalizando a presença desse ecossistema extremamente favorável à instalação de um polo digital e posteriormente até de um parque tecnológico. A Suframa vai prestigiar esse evento porque somos um dos atores principais, inclusive temos cerca de R$ 600 milhões em recursos de P&D e dentro desse contexto somos parceiros”, disse. “O polo digital representa um vetor econômico que pode ser complementar ao que temos e está intrinsecamente ligada ao Polo Industrial de Manaus porque pode ser aproveitado principalmente dentro da nossa cadeia produtiva como arranjo produtivo”, complementou o superintendente.

Primeira edição
A primeira edição da Feira, realizada de 27 a 29 de novembro de 2018, reuniu mais de 12 mil visitantes, além de 93 empresas que desenvolvem o que há de mais avançado em tecnologia e inovação em Manaus. Foram 129 palestrantes que abordaram os mais variados assuntos ligados à tecnologia, como empreendedorismo digital, arte 3D, games e SW embarcados, Competição de Programação, entre outros. Também visitaram a feira pessoas de diferentes regiões do país em busca de soluções para os seus negócios, fomentando um amplo potencial de geração de divisas para a sociedade local.

registrado em: , , ,