Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário da SUFRAMA discute propostas de fortalecimento das ALCs de Roraima

Notícias

Seminário da SUFRAMA discute propostas de fortalecimento das ALCs de Roraima

O evento tem por objetivo apresentar as diretrizes do planejamento estratégico atualizado e revisado da SUFRAMA e reunir propostas de desenvolvimento socioeconômico para o Estado de Roraima, com foco nos benefícios gerados pelas ALCs.
por Diego Queiroz publicado: 01/07/2009 00h00 última modificação: 13/06/2016 17h41

Nesta quinta-feira, 2 de julho, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) promove em Boa Vista (RR), na sede da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER), a partir das 9h, o seminário “Discussão para Potencialização das Áreas de Livre Comércio (ALCs) dos Estados da Amazônia Ocidental e Estado do Amapá”.

O evento tem por objetivo apresentar as diretrizes do planejamento estratégico atualizado e revisado da SUFRAMA e reunir propostas de desenvolvimento socioeconômico para o Estado de Roraima, com foco nos benefícios gerados pelas ALCs. O Estado conta atualmente com as Áreas de Livre Comércio de Boa Vista e Bonfim, que foram regulamentadas no final do ano passado e têm ajudado a incrementar o comércio da região.

O seminário contará com a participação da superintendente da SUFRAMA, Flávia Grosso, do superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da SUFRAMA, Elilde Menezes, e de outros integrantes da comitiva da autarquia, bem como de membros da classe empresarial e comercial roraimense, representantes de órgãos públicos e associações da sociedade organizada. O senador Romero Jucá (PMDB/RR), lider do governo no Senado, é uma das autoridades confirmadas no evento.

Ao final do seminário em Boa Vista, as instituições locais participantes formarão um grupo-tarefa com a finalidade de definir, em um prazo máximo de dois meses, as áreas com maior necessidade de investimentos pela SUFRAMA.

Segundo a superintendente da autarquia, Flávia Grosso, a idéia é que os grupos-tarefas formados em cada seminário realizado na área de atuação da SUFRAMA (Acre, Amapá, Rondônia e Roraima) apontem soluções para a formação de polos de desenvolvimento compostos de vários Arranjos Produtivos Locais (APLs), integrados entre si e formadores de um mercado regional competitivo, inovador e disseminador de um círculo virtuoso de progresso. “A SUFRAMA está articulando um amplo espaço institucional para a realização do Projeto Piloto das ALCs. A nossa proposta é reunir as demandas locais de cada Estado e elaborar um Projeto de Lei visando ao descontingenciamento de parte dos recursos da SUFRAMA, operacionalizando-os de forma a incentivar projetos regionais de formação de capital intelectual, empreendedorismo, produção e infraestrutura econômica”, disse a superintendente.

Após a realização bem-sucedida de encontros em Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO), o seminário em Boa Vista é o penúltimo da série de quatro seminários que a SUFRAMA está promovendo nas capitais dos Estados da Amazônia Ocidental e no Estado do Amapá, como forma de implementar o projeto piloto de fortalecimento das Áreas de Livre Comércio na sua área de atuação. O último seminário ocorrerá no próximo dia 7 de julho, em Macapá (AP).