Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário de Comércio Exterior da FIAM 2011 terá a presença de instituições internacionais

Notícias

Seminário de Comércio Exterior da FIAM 2011 terá a presença de instituições internacionais

Organização Mundial das Aduanas e a Associação Latino Americana de Integração irão participar do evento.
publicado: 14/10/2011 00h00 última modificação: 04/04/2016 16h17

Pela primeira vez, a Organização Mundial das Aduanas (OMA) e a Associação Latino Americana de Integração (ALADI) participam da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2011), uma realização da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA). Representantes das duas instituições irão proferir palestras no seminário “A Amazônia e suas fronteiras no contexto da integração regional e do comércio exterior”, que acontece nos dias 27 e 28 de outubro, no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus. O evento integra a programação da Jornada de Seminários da FIAM 2011. Os interessados podem fazer as inscrições gratuitamente até o próximo dia 18 de outubro, no site www.suframa.gov.br/fiam.

O seminário tem por objetivo promover debates sobre o papel do comércio exterior no processo de inserção da Amazônia na economia global. Na programação, estão previstas a realização de quatro painéis: Defesa de fronteira e facilitação de comércio na Rodada de Doha; Novos desafios no controle de fronteira e modernização do seu gerenciamento; Fronteira brasileira e seus desafios; e Brasil e Controle de Fronteiras.

Os representantes da OMA e da ALADI tratarão sobre os temas “Coordenação no gerenciamento de fronteira: da teoria à prática” e “Modernização no gerenciamento de fronteira”, respectivamente. As palestras serão proferidas na manhã do dia 27 de outubro, como parte do painel “Novos desafios no controle de fronteira e modernização do seu gerenciamento”. As demais palestras ficarão a cargo do Ministério das Relações Exteriores (MRE); Ministério da Defesa (MD); Ministério de Integração Nacional (MI); Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Câmara de Comércio Exterior (Camex); Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Receita Federal do Brasil. De acordo com a coordenadora-geral de Comércio Exterior da SUFRAMA, Gracilene Belota, “a realização do seminário é de grande relevância na medida em que propiciará a ampliação dos debates em torno da questão das fronteiras, considerado um tema estratégico para o governo federal”.

A programação completa da Jornada de Seminários pode ser acessada no site oficial da FIAM 2011 (http://www.suframa.gov.br/fiam). Considerado um dos eventos de maior destaque da Feira Internacional da Amazônia, a jornada tem por finalidade proporcionar a discussão em torno de questões estratégicas de integração regional e gerar subsídios para a orientação de políticas públicas. Outros seminários integram a programação da jornada: Minapim 2011 - Technologies for a Better World (Tecnologias para um mundo melhor); Desafios para um Amazonas Sustentável: Economia mais verde, limpa e inclusiva; Instituto Natureza e Cultura de Benjamin Constant: Sustentabilidade e Inovação no Alto Solimões; Produção Orgânica: Organização produtiva versus Perspectiva de Negócios na Amazônia; Turismo: Fator de sustentabilidade em países-sede da Copa do Mundo de Futebol; Sistema de Contas Nacionais e Regionais; IV Encontro de Negócios da Aquicultura da Amazônia; Desenvolvimento da Indústria da Mineração e Petrolífera no Amazonas:Desafios e oportunidades; A Amazônia e suas fronteiras no contexto da integração regional e do comércio exterior; 16º Encontro da Anipes - Estatísticas públicas e o desenvolvimento sustentável; A cobertura jornalística internacional na Amazônia nas áreas de C&T e Meio Ambiente; Sistemas locais de inovação e sustentabilidade; Soluções energéticas sustentáveis para a Amazônia e Conferência WITS (água, inovação, tecnologia & sustentabilidade) 2011: Rio + 20, Água&Sustentabilidade.