Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário debate oportunidades de integração do eixo Amazônia Orinoco

Notícias

Seminário debate oportunidades de integração do eixo Amazônia Orinoco

Debate será focado na integração produtiva, infraestrutura e comércio exterior.
publicado: 08/11/2010 00h00 última modificação: 29/04/2016 11h48

Debater as oportunidades de integração do norte do Brasil ao sul da Venezuela a partir de três frentes de atuação: integração produtiva, infraestrutura e comércio exterior é o objetivo do seminário sobre o Eixo de Integração Amazônia-Orinoco. O evento será realizado nos dias 9 e 10, na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA). A abertura está prevista para acontecer às 9h.

Organizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o seminário reunirá delegações formada por especialistas dos dois países.

Na programação, consta a realização de mesas redondas voltadas ao aprofundamento das discussões dos temas centrais a partir de vários aspectos. Haverá uma palestra específica sobre o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), a ser ministrada pela coordenadora-geral de Estudos Econômicos e Empresariais, Ana Maria Souza.

A expectativa é que, com base nos debates, seja definida uma agenda permanente com o objetivo de estimular projetos que possam contribuir para o avanço de políticas públicas no Brasil e no país vizinho nas áreas de integração produtiva, infraestrutura e comércio exterior.

A realização do seminário sobre o Eixo de Integração Amazônia-Orinoco é um dos desdobramentos dos acordos de cooperação firmados entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Venezuela, Hugo Chávez.