Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário na Suframa discute programas de compliance e integridade

Notícias

Seminário na Suframa discute programas de compliance e integridade

Representantes de Fieam, Ipaam, OAB-AM e da certificadora RINA Brasil participaram do evento e debateram sobre o tema.
por Diego Queiroz publicado: 18/11/2019 17h50 última modificação: 18/11/2019 19h59

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) foi sede, nesta segunda-feira (18), do seminário “Desafios da Integridade: efetividade dos programas de compliance x certificação ISO 37001”, realizado pela certificadora RINA Brasil com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB-AM).


O seminário contou com palestras da assessora de controle interno e de compliance da Fieam, Andressa Oliveira, no tema "Programa de Compliance e o setor industrial"; do diretor da certificadora RINA Brasil e vice-presidente da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Jefferson Carvalho, no tema "Novo paradigma das certificações ISO 37001 Antissuborno"; da presidente da Comissão de Compliance da OAB-AM, Samya Sanchez, no tema "Lei Anticorrupção e OAB: o desafio da integridade e efetividade do compliance no cenário amazônico"; e do ex-controlador geral do Estado do Amazonas, Alessandro Moreira, no tema "Iniciativas do poder público para mais governança e integridade", bem como de considerações de autoridades e especialistas convidados, entre os quais o presidente da OAB-AM, Marco Aurélio Choy, e o presidente do Ipaam, Juliano Valente.


Na abertura do seminário, o superintendente adjunto de Operações da Suframa, Luciano Tavares, ressaltou a satisfação da instituição em poder sediar um evento centrado em um tema tão relevante para a sociedade contemporânea e disse que a Autarquia estará sempre de portas abertas para colaborar na promoção e na disseminação de boas práticas de gestão. “O tema deste evento, que é o compliance, ou seja, a conformidade, é de alta relevância para o bem do nosso País. Significa que as instituições estejam cada vez mais alinhadas com as leis, com os regulamentos internos e externos, para que sejamos reconhecidas como instituições de alta confiabilidade”, disse Tavares. “Esse assunto é uma luta permanente. A atual gestão da Suframa, alinhada com o governo federal, está integralmente comprometida com o tema”, complementou.


Além da discussão de tópicos centrados na ISO 37001 como Sistema de Gestão Antissuborno e da importância do estabelecimento de programas de compliance como forma de gestão estratégica a longo prazo e de crescimento sustentável tanto nos órgãos públicos quanto nas instituições da iniciativa privada, o seminário trouxe novidades como a informação de que a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas deve lançar seu programa de compliance entre junho e julho do ano que vem e que o Ipaam também está elaborando um programa de compliance ambiental, que terá como pilar o lançamento de um sistema informatizado de certificação. Como forma de dar mais validade às discussões sobre o tema no Estado, a Fieam, representada pela sua assessora de controle interno e de compliance, Andressa Oliveira, também sugeriu à Suframa a realização de uma espécie de censo, em 2020, buscando conhecer a realidade do compliance no setor produtivo do Amazonas.

registrado em: ,