Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário reúne jornalistas do Brasil e do exterior durante a FIAM 2011

Notícias

Seminário reúne jornalistas do Brasil e do exterior durante a FIAM 2011

O objetivo é promover a troca de experiências entre os jornalistas que atuam em veículos locais e nacionais e correspondentes estrangeiros.
publicado: 07/10/2011 00h00 última modificação: 04/04/2016 17h35

A cobertura jornalística internacional na Amazônia nas áreas de Ciência, Tecnologia, Informação e Meio Ambiente será tema de debate em seminário, no próximo dia 28 de outubro, das 9h às 13h30, no Studio 5 – Centro de Convenções. O evento faz parte da programação da Jornada Internacional de Seminários, que ocorrerá durante a sexta edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2011), e é realizado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Amazonas (SJPAM), Associação de Correspondentes Estrangeiros de São Paulo (ACE), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS), e Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (Fapeam).

O objetivo é promover a troca de experiências entre os jornalistas que atuam em veículos locais e nacionais e correspondentes estrangeiros, com a finalidade de aprimorar o trabalho jornalístico com foco na Amazônia, especialmente nas áreas de CT&I e Meio Ambiente, com a finalidade de ampliar a rede de relacionamentos e abrir novos horizontes para o jornalismo na região.

A programação conta com quatro palestrantes: o correspondente da TV Globonews em Londres, Silio Boccanera, o presidente da Associação de Correspondentes Estrangeiros de São Paulo (ACE), Roberto Cattani, professor doutor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Ricardo Alexino, e o editor-chefe da Revista Novo Ambiente, com sede em Curitiba, Paraná, Edemar Gregório.

Os debates serão mediados pelos jornalistas e professores dos cursos de Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Mirna Feitosa, e da Faculdade Boas Novas, Gerson Severo Dantas. A relatoria ficará a cargo dos jornalistas Cristiane Barbosa e Ulysses Varela, vinculados à Fapeam.
O tema geral será debatido em dois paineis. No primeiro serão abordados os vários aspectos que envolvem o trabalho de produção jornalística na Amazônia, especialmente nas áreas de CT&I e Meio Ambiente, incluindo questões como logística e acesso a fontes e dados referenciais.

Já o segundo painel tratará da repercussão das notícias publicadas sobre a região amazônica no exterior a partir do ponto de vista de quem faz a notícia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site: www.suframa.gov.br/fiam.