Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminários promovem debates sobre temas estratégicos

Notícias

Seminários promovem debates sobre temas estratégicos

Interessados em participar da quinta edição da Jornada de Seminários Internacionais têm até 18 de novembro para realizar as inscrições.
publicado: 29/10/2009 00h00 última modificação: 13/05/2016 11h36

Interessados em participar da quinta edição da Jornada de Seminários Internacionais têm até 18 de novembro para realizar as inscrições. O evento integra a programação da Feira Internacional da Amazônia (Fiam 2009), que acontecerá de 25 a 28 do mesmo mês, no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus (AM). Tem como objetivo debater temas estratégicos para o desenvolvimento da região, difundir o conhecimento sobre a Amazônia e gerar subsídios para a orientação de políticas públicas. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site http://www.suframa.gov.br/fiam/2009.

Cerca de duas mil pessoas entre empresários, técnicos dos setores público e privado, professores, pesquisadores e universitários devem participar da Jornada. A programação inclui 14 seminários, os quais contarão com cerca de 300 conferencistas, relatores e moderadores. “A Jornada de Seminários é relevante porque tem a função de unificar o conhecimento científico e a experiência técnica dos parceiros mediante a discussão de temas estratégicos com vistas à superação de desafios com inovação no contexto amazônico”, destaca a coordenadora-geral de Estudos Econômicos e Empresariais da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Ana Maria Souza.

Os temas a serem abordados nos seminários são Conjuntura Econômica e seus impactos na economia brasileira e regional; A Suframa e o desenvolvimento do setor energético regional; Turismo na Amazônia: inovação e integração como alternativas para estruturação de um destino competitivo; Comércio Exterior na Amazônia: caminho para a integração regional; III Encontro de Negócios da Aquicultura da Amazônia; Biotecnologia e Inovação: programas e inovação tecnológica e incubadoras de bases biotecnológicas; Sistemas de Comunicação na Amazônia: alternativas e soluções na transmissão de dados em banda larga; Tecnologias para um mundo melhor: micro e nanotecnologia, energia renovável e tecnologias de reciclagem; Seminário do Agronegócio para Exportação (30º AgroEx); A cobertura jornalística internacional na Amazônia; Produção orgânica e sustentável na Amazônia; Ciência, Inovação e Tecnologia para o desenvolvimento da Amazônia; Os incentivos fiscais no regime tributário da Zona Franca de Manaus e Dinâmica do carbono da floresta amazônica.

A Jornada de Seminários Internacionais é realizada pela SUFRAMA em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); Banco da Amazônia; Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA); Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi); Universidade Federal do Amazonas (Ufam) por meio do Centro de Desenvolvimento Energético Amazônico (CDEAM) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Faculdade de Estudos Sociais (PRODERE/FES); Associação Brasileira de Aquicultura (Abraq); Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror); Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Conselho Regional de Economia (Corecon); Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas (SJPAM); Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect); Universidade do Estado do Amazonas ( UEA) e Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA).

Além da Jornada de Seminários, outros eventos de caráter técnico-científico irão ocorrer durante a Fiam 2009, como I Encontro dos Agentes de Comércio Exterior da Amazônia Legal/REDEAGENTES; II Workshop do Estudo para o Desenvolvimento de uma Solução Integrada Relativa à Gestão de Resíduos Industriais no Polo Industrial de Manaus; Encontro para apresentação dos Planos de Negócios; 1ª. Conferência Estadual de Geodiversidade; Conferência Internacional WITS Manaus 2009 (Água, Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade); Minicursos e Encontros de Aquicultura; I Oficina de Trabalho do Amazonas em Cooperação Internacional em C,T&I; Reunião para tratar sobre o Programa de Ação para o Setor Orgânico do Amazonas e o lançamento do livro “Reflexões sobre desenvolvimento, transporte e logística na Amazônia Brasileira”.

Serviço:

1 – Conjuntura econômica e seus impactos na economia brasileira e regional
Organização: SUFRAMA e Conselho Regional dos Economistas (CORECON)
Objetivo: Debater sobre o atual cenário macroeconômico nacional e os reflexos sobre a dinâmica da economia regional, considerando o mercado exportador chinês com a Zona Franca de Manaus.
Data: 26 de novembro
Horário: 08h20 às 13h
Local: Sala 01 – Studio 05
Endereço: Av. General Rodrigo Otávio, 555 – Distrito Industrial

2 – A Suframa e o desenvolvimento do setor energético regional
Organização: SUFRAMA e Centro de Desenvolvimento Energético Amazônico, da Universidade Federal do Amazonas (CDEAM/UFAM)
Objetivo: Apresentar e discutir as iniciativas públicas ou privadas, empresariais ou acadêmicas que tenham efeito relevante na solução dos problemas energéticos na Amazônia Ocidental que estejam em vias de efetivação concreta.
Data: 25 a 27/novembro
Horário: das 08h30 às 12h30
Local: Auditório do SENAI
Endereço: Av. General Rodrigo Octávio, 555 – Distrito Industrial

3 - Turismo na Amazônia: inovação e integração como alternativas para estruturação de um destino competitivo
Organização: SUFRAMA e Banco da Amazônia
Objetivo: apresentar, debater e divulgar as iniciativas factíveis que estão em processo de desenvolvimento capazes de fomentar e impulsionar a demanda e oferta turista na região com vista a médio e longo prazos (Copa de 2014).
Data: 26 de novembro
Horário: 08h20 às 13h30
Local: Hotel Comfort
Endereço: Av. Mandii, 263 – Distrito Industrial

4 - Comércio Exterior na Amazônia: caminho para a integração regional
Organização: SUFRAMA
Objetivo: Discutir o papel do comércio exterior no processo de inserção da Amazônia Ocidental na economia global, os obstáculos e oportunidades para as empresas no que concernem à ampliação das vendas externas em consonância com a Política Externa do Governo Federal com as perspectivas de integração regional.
Data: 26 e 27 de novembro
Horário: 08h50 às 13h30
Local: Salas 05 e 06 – Studio 05
Endereço: Av. General Rodrigo Otávio, 555 – Distrito Industrial

5 – III Encontro de Negócios da Aquicultura da Amazônia
Organização: SUFRAMA e Secretaria de Estado de Produção Rural (SEPROR) e Associação Brasileira de Aquicultura (ABRAQ)
Objetivo: Articular com todos os segmentos envolvidos na cadeia produtiva da aqüicultura com o intuito de descobrir novos conhecimentos e novas tecnologias para a manutenção e o incremento da competitividade do agronegócio do pescado.
Data: 26 a 28 de novembro
Horário: 08h às 18h30
Local: Novotel
Endereço: Av. Mandii, 04 – Distrito Industrial

6 – Biotecnologia e Inovação: programas de inovação tecnológica e incubadoras de bases biotecnológicas
Organização: SUFRAMA e Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA)
Objetivo: Apresentar à sociedade (academia e empresa) e discutir iniciativas de estruturação e consolidação de programas de inovação tecnológica e de incubadora de base biotecnológica ensejando a importância destes para o crescimento econômico da região amazônica de forma competitiva, baseada na inovação biotecnológica dos produtos e processos da biodiversidade amazônica.
Data: 26 de novembro
Horário: 08h30 às 13h30
Local: Auditório do CBA
Endereço: Av. Governador Danilo Matos Areosa, s/nº – Distrito Industrial

7 – Sistemas de Comunicação na Amazônia: alternativas e soluções na transmissão de dados em banda larga
Organização: SUFRAMA e Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (FUCAPI)
Objetivo: Identificar as iniciativas, experiências e ações relativas à manufatura, pesquisa e política pública relativa comunicação de dados em banda larga na Amazônia.
Data: 26 e 27 de novembro
Horário: 08h20 às 14h
Local: Auditório do Studio 05
Endereço: Av. General Rodrigo Otávio, 555 – Distrito Industrial

8 – Tecnologias para um mundo melhor: Micro e Nanotecnologia, Energia Renovável e Tecnologias de reciclagem
Organização: SUFRAMA
Objetivo: Focar em soluções ambientais, energias renováveis para diminuir a demanda de combustíveis fósseis e os processos usados para o tratamento de resíduos industriais em áreas urbanas, evitando maiores impactos ao meio ambiente.
Data: 26 a 28 de novembro
Horário: 09h às 12h30
Local: Auditório Floriano Pacheco – SUFRAMA
Endereço: Av. Min. Mário Andreazza, 1424 – Distrito Industrial

9- 30º AgroEx – Seminário do Agronegócio para Exportação
Organização: SUFRAMA e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Objetivo: Disseminar informações estratégicas que estimulem os agentes do agronegócio brasileiro a aumentar sua participação no mercado internacional, exportando seus produtos.
Data: 25 e 26 de novembro
Horário: 08h30 às 13h30
Local: Auditório da Fucapi
Endereço: Av. Governador Danilo Matos Areosa, 381–Distrito Industrial

10- A cobertura jornalística internacional na Amazônia
Organização: SUFRAMA e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas (SJPAM)
Objetivo: Promover o debate sobre a cobertura jornalística internacional na Amazônia, englobando os seguintes aspectos: a abordagem feita pelos veículos internacionais; o papel dos correspondentes estrangeiros; a repercussão no exterior da produção dos jornalistas que atuam na região; a imagem da Amazônia no mundo.
Data: 26 e 27 de novembro
Horário: 08h20 às 18h30
Local: Salas 02 e 03 – Studio 05
Endereço:Av.General Rodrigo Otávio,555–Distrito Industrial

11 – Produção orgânica e sustentável na Amazônia
Organização: SUFRAMA e Superintendência da Zona Franca de Manaus - SUFRAMA
Objetivo: debater os desafios e políticas públicas sobre o mercado de produtos orgânicos, em especial na região, a fim de coletar informações que possam dinamizar oportunidades de negócios na área.
Data: 25 de novembro
Horário: 08h50 às 18h30
Local: Hotel Comfort
Endereço:Av.Mandii,263–DistritoIndustrial

12 – Ciência, Inovação e Tecnologia para o desenvolvimento da Amazônia
Organização: SUFRAMA e Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Objetivo: Potencializar e promover o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia em forma sustentável.
Data: 26 de novembro
Horário: 08h20 às 13h30
Local: Sala 04 – Studio 05
Endereço: Av. General Rodrigo Otávio, 555 – Distrito Industrial

13 – Os incentivos fiscais no regime tributário da Zona Franca de Manaus, Amazônia Ocidental e Áreas de Livre Comércio
Organização: SUFRAMA e Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (FUCAPI) - Grupo de Trabalho da Renúncia Fiscal
Objetivo: apresentar, analisar, discutir, e divulgar os incentivos fiscais no âmbito federal e estadual aplicados na Zona Franca de Manaus, na Amazônia Ocidental e nas Áreas de Livre Comércio enfocando de maneira prática as principais operações para cada tributo.
Data: 27 de novembro
Horário: 08h20 às 13h
Local:Hotel Comfort
Endereço: Av. Mandii, 263 – Distrito Industrial

14- Dinâmica do Carbono da Floresta Amazônica/Cooperação Brasil - Japão na área Técnico-Científica
Organização: SUFRAMA e JICA do Brazil
Objetivo: Apresentar os temas da Cooperação Brasil - Japão na área técnico-científico sobre a dinâmica do carbono da floresta amazônica.
Data: 27 de novembro
Horário: 08h50 às 13h
Local: Sala 01 – Studio 05
Endereço: Av. General Rodrigo Otávio, 555 – Distrito Industrial