Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Será lançada a primeira certificadora de produtos orgânicos da região Norte na FIAM 2011

Notícias

Será lançada a primeira certificadora de produtos orgânicos da região Norte na FIAM 2011

A criação da empresa terá como principal benefício a redução do custo do processo de certificação, o que permitirá o aumento do número de produtos orgânicos da região com garantia.
publicado: 12/05/2011 00h00 última modificação: 13/04/2016 12h31

Os trabalhos de organização da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2011), que acontece de 26 a 29 de outubro, em Manaus, estão intensos. Uma das atrações previstas na programação é o ciclo de atividades voltado especificamente para o segmento Orgânico, que terá como novidade nesta edição do evento o lançamento da primeira empresa certificadora de produtos orgânicos da região Norte, com sede na capital amazonense. A FIAM é organizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior MDIC) por meio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA).

A certificadora, que leva o nome de Amazoncerti, possui origem na iniciativa privada e está em processo de legalização. Conta com o apoio da autarquia, sendo um dos resultados alcançados como desdobramento do primeiro seminário de orgânicos realizado durante a edição 2009 da Feira Internacional da Amazônia. A criação da empresa terá como principal benefício a redução do custo do processo de certificação, o que permitirá o aumento do número de produtos orgânicos da região com garantia e em conseqüência, a ampliação da competitividade do empresariado local seja no mercado nacional como internacional. O lançamento da certificadora marcará o encerramento do seminário de orgânicos, que ocorrerá durante a FIAM 2011, cujo tema é “Produção Orgânica: organização produtiva versus perspectiva de negócios na Amazônia”.

O seminário será realizado em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e conta com o apoio de várias instituições: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), IPD Organics Brasil, Secretaria de Estado da Produção Agropecuária, Pesca e Desenvolvimento Rural Integrado do Amazonas (Sepror), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (IDAM) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Amazonas (OCB/SESCOOP/AM). Tem por objetivo oferecer conhecimentos e informações para fortalecer as relações comerciais e ensejar contribuições para o aperfeiçoamento dos processos produtivos e gerenciais da cadeia produtiva de orgânico na região Amazônica.

Nesta quinta-feira (12), na sede da Fieam, ocorreu a reunião de finalização da programação do seminário com a participação de parceiros e apoiadores. De acordo com a coordenadora-geral de Desenvolvimento Regional da autarquia, Eliany Gomes, a intenção é dar continuidade ao trabalho iniciado quando da realização do primeiro seminário durante a FIAM 2009, propiciando o encontro entre produtores e empresários do setor.

Como parte do ciclo de atividades voltado especificamente ao segmento, haverá o estande de orgânicos que contará com exposição de uma variedade de produtos certificados, em processo de certificação e outros de matéria-prima regional. No mesmo espaço, serão realizados encontros de negócios com o objetivo de propiciar a aproximação entre produtores e empresários de todos os Estados da área de abrangência da autarquia (Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e os municípios de Macapá e Santana, no Amapá).

FIAM 2011
A FIAM é reconhecida como a maior vitrine de negócios da região e inclui exposição de produtos industrializados e artesanais, rodadas de negócios e de turismo, jornada de seminários sobre temas estratégicos para o desenvolvimento regional, salão de negócios e empreendedorismo inovador, palestras e atividades culturais e socioambientais e visitas técnicas às fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM). As reservas de estandes para expositores e parceiros do evento já podem ser feitas junto à Coordenação-Geral de Promoção Comercial da SUFRAMA.

Entre os participantes destacam-se empresários de todo o Brasil e do exterior, representantes de instituições e órgãos governamentais interessados na aquisição de produtos e no investimento em projetos de desenvolvimento regional, operadores de turismo, parceiros na área científica e tecnológica, operadores de logística e mídia especializada. Para 2011 a expectativa é superar todos esses indicadores e reforçar a imagem da FIAM como o mais bem sucedido evento destinado à atração.