Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SIMNAC tem oficinas realizadas pelas Coordenações Regionais

Notícias

SIMNAC tem oficinas realizadas pelas Coordenações Regionais

Novo Sistema de Ingresso de Mercadoria Nacional passa a ser utilizado pela Suframa no dia 21 de outubro e, para contribuir para que os usuários dos serviços da Autarquia saibam como proceder com a implementação do sistema, a Superintendência vem promovendo oficinas e treinamentos na sua área de abrangência.
por Márcio Gallo publicado: 11/10/2019 15h00 última modificação: 11/10/2019 16h19

No próximo dia 21 de outubro, o novo Sistema de Ingresso de Mercadoria Nacional (SIMNAC) passa a ser utilizado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e, para contribuir para que os usuários dos serviços da Autarquia saibam como proceder com a implementação do sistema, a Suframa vem promovendo oficinas e treinamentos na sua área de abrangência (Amazônia Ocidental e no Amapá).

É o caso, por exemplo, do município de Ji-Paraná, em Rondônia, no qual a Coordenação Regional local (CoreJP) promoveu no dia 9 de outubro, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), uma apresentação sobre o SIMNAC a mais de 70 representantes de empresas cadastradas na Suframa e escritórios de contabilidade de Ji-Paraná e das cidades circunvizinhas cadastradas na CoreJP.

Segundo a coordenadora regional substituta, Patrícia Lima, que ministrou a palestra aos participantes da oficina, "este é um momento importante de interação entre a Suframa e os usuários de seus serviços, para que seja levado ao conhecimento de todos o novo Sistema de Ingresso de Mercadoria Nacional, que trará mais segurança e eficiência na realização do internamento das mercadorias nacionais com incentivos fiscais".

Acre
Também para colaborar para que o SIMNAC passe a vigorar com o menor impacto junto às empresas cadastradas na Suframa, a Coordenação Regional de Rio Branco (CoreRBR) promoveu uma semana de intensa mobilização para apresentar o novo sistema. Entre os dias 9 e 11 de outubro, a CoreRBR ofereceu quatro oficinas aos usuários dos serviços prestados pela Autarquia.

As apresentações, realizadas pela coordenadora regional Maria Thereza Alves e pelo servidor Paulo Xavier, ocorreram na Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), na Fecomércio-AC, na Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agrícola do Acre (Acisa-AC) e no Sindicato dos Transportadores, e reuniram um público superior a 250 pessoas, entre representantes de empresas, contadores e demais interessados.

"Repassamos as informações necessárias para que os envolvidos possam ter conhecimento sobre o novo sistema que está sendo implementado e de que forma isso irá beneficiar tanto as empresas cadastradas junto à Suframa quanto a forma como a Autarquia lidará com as informações prestadas por estas empresas, que são parte essencial do nosso público-alvo, além de parceiras da Autarquia", disse Maria Thereza.

Estão agendadas, ainda, outras apresentações sobre o SIMNAC em todas as cidades em que a Suframa mantém base operacional. A programação pode ser consultado no site da Autarquia, por meio do link (site.suframa.gov.br/noticias/suframa-implementara-novo-sistema-para-internamento-de-mercadorias/).