Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA adere à ambiente integrado em favor do empreendedor

Notícias

SUFRAMA adere à ambiente integrado em favor do empreendedor

Ação tem por objetivo desburocratizar e facilitar o processo de atração de empresas para a Zona Franca de Manaus.
por Enock Nascimento publicado: 26/08/2015 17h00 última modificação: 01/02/2016 16h37

Em mais uma ação com objetivo de desburocratizar e facilitar o processo de atração de empresas para a Zona Franca de Manaus, a SUFRAMA vai aderir à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). O anúncio foi feito pelo superintendente adjunto de Operações, Adilson Vieira, em reunião realizada nesta quarta-feira (26), entre técnicos da Autarquia e da Junta Comercial do Amazonas (Jucea).

A Redesim é uma sistema que faz a integração entre os banco de dados dos diversos órgãos federais, estaduais e municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas, e as disponibiliza na rede mundial de computadores (Internet), em um ambiente integrado, interativo e de fácil acesso. “Além de oferecer simplificação, com maior velocidade e segurança, para os processos de abertura de empresas e registro de pessoas jurídicas, a ferramenta possibilita que o empreendedor verifique virtualmente o andamento de seus processos a qualquer momento”, detalha o vice-presidente da Jucea, Caio Augusto Fernandes.

Segundo dados do Doing Business (Banco Mundial, 2014), um empreendedor demora em média 107 dias para abrir uma empresa no Brasil. Em países como Austrália, Canadá e Chile os procedimentos duram de 1 a 4 dias.

Para Vieira, a Redesim é uma importante iniciativa para mudar essa realidade. “No Brasil, a soma de procedimentos para a abertura de empresas demanda muito tempo, esforço intelectual e financeiro – recursos preciosos para as novas empresas, que poderiam utilizá-los para melhorar e expandir o próprio negócio. Em Estados como Alagoas, que já aderiu completamente à Rede, uma empresa de baixo risco ambiental é aberta em apenas três horas”, detalhou.

Setembro
De acordo com Vieira, a Autarquia deverá assinar um termo de adesão no próximo mês e a previsão é de que até o fim do ano a SUFRAMA integre o Redesim. “E nossos técnicos identificaram duas vantagens imediatas da adesão também para a própria SUFRAMA. A redução de papel nos processos de cadastro e recadastro das empresas e a integração com o banco de dados de outros órgãos. Existem empresas que estão na ZFM e não usufruem dos benefícios fiscais da região pela falta de cadastro na SUFRAMA”, explicou o superintendente adjunto.