Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Suframa adere à Rede Nacional de Ouvidorias

Notícias

Suframa adere à Rede Nacional de Ouvidorias

Com a adesão, Autarquia passa a integrar o Programa de Fortalecimento de Ouvidorias, cujo objetivo é apoiar os membros da Rede na execução de diversas ações, sendo a mais importante o fomento ao uso dos canais de ouvidoria como meios de defesa dos usuários dos serviços públicos prestados pelos órgãos e entidades a que estejam vinculados.
por Diego Queiroz publicado: 13/05/2020 15h34 última modificação: 13/05/2020 17h55

A Suframa agora é integrante, na condição de membro pleno, da Rede Nacional de Ouvidorias. Com a adesão, realizada nos termos do art. 24-A do Decreto nº 9.492, de 5 de setembro de 2018, e da Instrução Normativa CGU nº 3, de 5 de abril de 2019, a Ouvidoria da Autarquia passa a integrar o Programa de Fortalecimento de Ouvidorias, cujo objetivo é apoiar os membros da Rede na execução de diversas ações, sendo a mais importante o fomento ao uso dos canais de ouvidoria como meios de defesa dos usuários dos serviços públicos prestados pelos órgãos e entidades a que estejam vinculados.

Como integrante da Rede, a Suframa terá, dentre outras incumbências, atualizar cadastros junto à Secretaria Executiva da Rede Nacional de Ouvidorias, especialmente no que se refere a dirigentes, ouvidores e outros agentes públicos responsáveis pelas atividades de ouvidoria; propor e demandar temas de discussão, regulamentação e capacitação; divulgar ações da Rede executadas na sua região; e zelar pela integração nacional das unidades de ouvidoria, entre outras.

Atualmente, a Suframa faz parte do Sistema Informatizado de Ouvidorias (Sistema e-Ouv), o que significa que a Autarquia se compromete, entre outras atividades, a disponibilizar em suas páginas institucionais o link e banners digitais com identidade visual no padrão oferecido pela Ouvidoria-Geral da União, a divulgar e dar publicidade ao Sistema E-Ouv de forma a constituir-se em canal efetivo de acesso pelos usuários e a receber, analisar e responder as manifestações recebidas por meio do Sistema E-Ouv.

De acordo com o superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, que realizou a assinatura do termo de adesão no final do mês de fevereiro, essa é uma medida que credencia oficialmente a Ouvidoria da Suframa para a utilização gratuita de um sistema informatizado e integrado que trará diversos resultados positivos no trabalho da unidade e, consequentemente, no atendimento às demandas dos cidadãos e dos demais usuários dos serviços prestados pela instituição. “Estamos sempre buscando formas de aprimorar nossos canais de comunicação e de transparência e essa iniciativa vai ao encontro dos nossos objetivos”, afirmou Menezes.