Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA anuncia ‘mudanças profundas’ durante homenagem à Indústria

Notícias

SUFRAMA anuncia ‘mudanças profundas’ durante homenagem à Indústria

Reformulação de marcos regulatórios da autarquia devem trazer benefícios à indústria regional.
por Diego Queiroz publicado: 05/08/2015 16h37 última modificação: 01/02/2016 17h29

O superintendente da Zona Franca de Manaus, em exercício, Gustavo Igrejas, participou na manhã desta quarta-feira (5), no plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), de Sessão Especial em comemoração aos 55 anos da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e aos 36 anos do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam). A cerimônia, proposta pela deputada estadual Alessandra Campelo (PCdoB), foi prestigiada também por autoridades, empresários, parlamentares e representantes de entidades de classe vinculadas à indústria e ao comércio, entre outros.

De acordo com o superintendente Gustavo Igrejas, a homenagem foi muito oportuna para prestar devido reconhecimento ao trabalho desenvolvido por essas duas entidades que, em décadas de atuação, têm contribuído em grande escala para defender os interesses do Amazonas e fortalecer a economia regional. "É muito importante essa comemoração, pois ambas as instituições trabalham com afinco não somente em prol do interesse das indústrias do Amazonas, mas também do desenvolvimento da região como um todo", afirmou.

Reformulações
Em seu pronunciamento, Igrejas disse que a SUFRAMA terá boas notícias a dar para a indústria regional, em breve, uma vez que a autarquia trabalha intensamente na reformulação de quatro marcos regulatórios de interesse para a classe empresarial e investidores do Polo Industrial de Manaus (PIM). Dois deles estão relacionados às normas de ocupação do Distrito Industrial de Manaus e do Distrito Agropecuário da SUFRAMA (DAS), enquanto um terceiro diz respeito à destinação de recursos em Pesquisa & Desenvolvimento captados junto às empresas que produzem Bens de Informática no PIM. O último, mais amplo, refere-se à Resolução 203, do Conselho de Administração da SUFRAMA (CAS), que regulamenta todo o processo de apresentação, análise, aprovação e acompanhamento de projetos industriais. "Essa é uma boa notícia para a classe empresarial. São mudanças muito profundas que buscaremos realizar nesses normativos e que vão com certeza facilitar a vida do empresariado e trazer maior transparência às ações da SUFRAMA. No caso específico da Resolução 203, em quase 20 anos nunca houve uma alteração tão profunda visando à desburocratização das normas e dos procedimentos", disse. "Essas mudanças estão em fase de estudo jurídico e pretendemos levá-las para discussão no próximo dia 27 de agosto, quando está prevista a reunião do CAS", complementou.

União
Por fim, após comentar os diversos desafios da gestão da SUFRAMA que foram solucionados nos últimos meses e outros que ainda estão em processo de resolução, o superintendente afirmou que, em um momento em que o País como um todo passa por uma crise econômica, a união de forças faz-se ainda mais importante. "Face à crise que enfrentamos no Brasil inteiro, face aos problemas que temos rotineiramente, somente com a união das classes empresariais, das classes trabalhadoras, da classe política, dos órgãos de governo e da sociedade como um todo é que vamos conseguir sair desse momento difícil", afirmou Igrejas.