Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA apresenta logística do PIM durante TranspoAmazônia

Notícias

SUFRAMA apresenta logística do PIM durante TranspoAmazônia

Evento ocorre entre os dias 26 e 28 de junho, em Manaus.
por Layana Rios publicado: 25/06/2012 00h00 última modificação: 18/03/2016 17h15

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) participa, de terça (26) a quinta-feira (28), da 1ª Feira e Congresso Internacional de Transporte & Logística (TranspoAmazônia), no Studio 5 Centro de Convenções, uma iniciativa da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística da Região Amazônica (Fetramaz).

De acordo com o superintendente da autarquia, Thomaz Nogueira, o evento é de extrema importância, uma vez que a logística é um dos principais desafios da Zona Franca de Manaus. “O custo não é uma questão irrelevante, mas o mais importante é vencer a questão do tempo. Cada dia perdido no transporte representa muito em termos de competitividade”, disse Nogueira durante o lançamento da TranspoAmazônia, no mês de abril.

Com um estande de 192 metros quadrados, a SUFRAMA apresentará aos visitantes da feira como funciona o processo de operações logísticas no Polo Industrial de Manaus (PIM), explicando ainda o procedimento para usufruir dos incentivos fiscais do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). Técnicos da Coordenação Geral de Controle de Mercadorias e Cadastro (CGMEC) e da Coordenação Geral de Importação e Exportação (CGIEX) estarão no local para prestar informações sobre como é o procedimento de cadastro, como funciona a logística na região, bem como os procedimentos de importação e exportação de produtos, entre outros assuntos.

O estande da SUFRAMA contará ainda com a presença de equipes da Receita Federal do Porto de Manaus e Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e Infraero para prestar informações sobre o funcionamento, procedimentos e importância do transporte e logística em cada órgão. Técnicos das coordenações gerais de Promoção Comercial (COGPC), Acompanhamento de Projetos Industriais (CGAPI) e de Comércio Exterior (COGEX) da SUFRAMA também estarão no estande prestando apoio aos participantes.

A TranspoAmazônia conta com uma programação de diversas palestras sobre transporte e logística e terá a presença de líderes das organizações de transporte de cargas e de passageiros de 19 países do Continente Americano, que estarão reunidos na Assembleia Geral da Câmara Interamericana de Transportes – CIT, que acontece durante o Congresso. A feira é aberta ao público geral e vai funcionar das 14h às 22h.

A solenidade oficial de abertura será nesta terça-feira (26), às 19h, com a palestra "As vantagens e os desafios da utilização do transporte intermodal na região amazônica", a ser proferida pelo professor Paulo Fernando Fleury, presidente do Instituto de Logística e Supply Chain e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).