Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA apresenta modelo ZFM à Escola Superior de Guerra

Notícias

SUFRAMA apresenta modelo ZFM à Escola Superior de Guerra

Estrutura da Zona Franca de Manaus, com seus incentivos fiscais e a política de desenvolvimento sustentável, foi apresentada pela autarquia.
publicado: 27/05/2011 00h00 última modificação: 13/04/2016 10h50

Estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), da Escola Superior de Guerra (ESG), participaram hoje (27/5) de palestras sobre o modelo Zona Franca de Manaus e o Estado do Amazonas, na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA).

Com o tema: “O papel da SUFRAMA no desenvolvimento regional: histórico, situação atual e perspectivas”, o coordenador-geral de Programação Orçamentária da SUFRAMA, Emmanuel Aguiar, explicou sobre os incentivos fiscais concedidos pelo modelo ZFM, a política de desenvolvimento sustentável aplicada pela autarquia em sua área de atuação (Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e as Áreas de Livre Comércio de Macapá e Santana, no Amapá), a importância do Polo Industrial de Manaus para a preservação de aproximadamente 98% da Floresta no Estado e as potencialidades regionais.

Representando o governador do Amazonas, Omar Aziz, o secretário de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Marcelo Lima, apresentou a palestra “Amazonas: caminhos para o desenvolvimento” e abordou temas como economia, turismo, indústria e comércio.

Segundo o chefe da Divisão de Execução de Cursos, coronel Josué Batista de Jesus Neto, a visita à SUFRAMA “é fundamental para entender a realidade econômica do Estado, além de ser uma oportunidade de conhecer as vantagens oferecidas pelo modelo ZFM e o trabalho de interiorização do desenvolvimento na Região”.

O curso é composto por oficiais generais, oficiais superiores, civis brasileiros e oficiais superiores de nações amigas e tem como objetivo conhecer a realidade das regiões do Brasil, estudar os problemas e sugerir soluções.