Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Suframa apresenta oportunidades da ZFM para empresa chinesa do segmento fotovoltaico

Notícias

Suframa apresenta oportunidades da ZFM para empresa chinesa do segmento fotovoltaico

Foram abordados tópicos como os incentivos fiscais ofertados, as contrapartidas exigidas das empresas, os reconhecimentos internacionais da ZFM e os processos produtivos básicos (PPBs) aprovados especificamente para produtos do segmento fotovoltaico.
por Diego Queiroz publicado: 18/09/2019 16h55 última modificação: 18/09/2019 18h08

O superintendente adjunto de Operações da Suframa, Luciano Tavares, reuniu-se nesta quarta-feira (18), na sede da Autarquia, com executivos da Zhangjiakou Longchi Technology, empresa de origem chinesa que atua no segmento de produção de baterias e energia limpa. Também participaram do encontro o superintendente adjunto de Projetos da Suframa, Gustavo Igrejas, o coordenador geral de Planejamento e Programação Orçamentária, Fábio Calderaro, e o coordenador geral de Comércio Exterior, Felipe Esteves, bem como o ex-vereador e deputado federal Massami Miki e demais assessores e empresários que acompanham a comitiva estrangeira na passagem por Manaus.

Durante a reunião, os profissionais da Suframa fizeram, inicialmente, uma apresentação sobre o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), abordando tópicos como os incentivos fiscais ofertados, as contrapartidas exigidas das empresas, os reconhecimentos internacionais da ZFM e os processos produtivos básicos (PPBs) aprovados especificamente para produtos do segmento fotovoltaico, entre os quais geradores fotovoltaicos, painéis solares fotovoltaicos, módulos inversores e módulos acumuladores de energia elétrica (baterias).

Em seguida, os representantes da Autarquia também fizeram uma apresentação sobre o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), apresentando dados sobre as potencialidades da biodiversidade amazônica e explanando a nova proposta de trabalho elaborada para o Centro, a qual é fundamentada, principalmente, no novo marco da inovação e na geração de negócios.

Os executivos da Longchi Technology, além de exibir um vídeo institucional da empresa, também aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas sobre as informações apresentadas pela equipe técnica da Suframa, buscando conhecer mais detalhadamente sobre a incidência dos tributos, a infraestrutura logística da região e, no tocante ao CBA, a possibilidade de cooperação para desenvolvimento de novas tecnologias. Ao final da reunião, a comitiva estrangeira seguiu para uma visita à sede do CBA e para outras atividades que deram prosseguimento à agenda em Manaus.

O superintendente adjunto Luciano Tavares destacou a importância da audiência com os executivos da Longchi Tech, afirmando que a Suframa tem grande interesse na atração de investimentos para o segmento fotovoltaico da Zona Franca de Manaus. “É uma empresa que, por tudo que foi demonstrado, aparenta ter grande expertise e capacidade tecnológica para fabricação de produtos nesse segmento. E isso se torna cada vez mais importante, sobretudo, em um mundo que está cada vez mais voltado para a identificação de soluções que promovam a energia limpa”, pontuou Tavares.

registrado em: , ,