Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA apresenta palestra em evento do Sistema MDIC na Conferência Rio+20

Notícias

SUFRAMA apresenta palestra em evento do Sistema MDIC na Conferência Rio+20

Apresentação tratou sobre os resíduos sólidos do Polo Industrial de Manaus.
por Diego Queiroz publicado: 16/06/2012 00h00 última modificação: 21/03/2016 11h11

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) realizará nessa segunda-feira (18) a palestra “Tratamento de Resíduos Sólidos no PIM – Case de cooperação Japão/Brasil”, que integra a série de apresentações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e de seus órgãos vinculados sobre o tema “Inovação, Competitividade e Sustentabilidade no Sistema MDIC”. O evento será realizado no pavilhão Espaço Brasil, no Parque dos Atletas, a partir das 15h, como parte da programação de atividades do Governo Brasileiro na Conferência Rio+20. A solenidade de abertura será conduzida pelo secretário executivo do MDIC, Alessandro Teixeira.

A palestra da autarquia será proferida pelo superintendente da Zona Franca de Manaus, Thomaz Nogueira, que abordará a evolução histórica do modelo ZFM, com foco direcionado ao Plano Diretor de Resíduos Sólidos no Polo Industrial de Manaus (PIM). A implementação do plano diretor é coordenada pela SUFRAMA, em parceria com o Centro das Indústrias, Federação das Indústrias e outros órgãos do Estado do Amazonas, através de um acordo de cooperação técnica firmado com a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC) e a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA). “O Japão tem experiências bastante positivas na área de gestão de resíduos industriais e tal cooperação foi importante para construir soluções visando ao tratamento e à destinação correta de resíduos industriais no PIM. A apresentação da autarquia terá o objetivo de auxiliar o MDIC no debate de propostas inovadoras voltadas ao desenvolvimento sustentável do País”, afirmou Nogueira.

Além da apresentação da SUFRAMA, o evento também terá palestras do Sistema MDIC e de seus outros órgãos vinculados – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Serão abordados temas como rotulagem e qualidade ambiental no Brasil, design e economia verde, patentes verdes e produtos financeiros sustentáveis.