Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA assina convênio com Prefeitura para revitalização da Praça da Saudade

Notícias

SUFRAMA assina convênio com Prefeitura para revitalização da Praça da Saudade

O edital de licitação para a realização da obra será lançado em fevereiro.
publicado: 30/01/2008 00h00 última modificação: 26/07/2016 10h44

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e a Prefeitura da capital assinaram nesta quarta-feira (30) convênio no valor de R$ 2,530 milhões. O recurso será investido na obra de revitalização da Praça 5 de Setembro, mais conhecida como Praça da Saudade. O edital de licitação para a realização da obra será lançado em fevereiro.

Durante a reunião de formalização do convênio, houve a apresentação do projeto de reestruturação, que permitirá restabelecer a harmonia estética e ambiental do conjunto arquitetônico composto pela praça e adjacências. “O objetivo é resgatar o conceito original de espaço público para a convivência de pessoas”, destaca o diretor do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Carlos Valente.

A obra compreenderá uma série de ações visando o resgate do traçado original da praça, entre elas, a reconstrução de passeios em formato radial com oito braços de acesso e duas elipses ao seu redor; recuperação do Monumento à Província em homenagem à memória de Tenreiro Aranha; (re) implantação do pergulado com dormentes em madeira nos quatro lados da praça; instalação de mais de 50 bancos e de quatro playgrounds. Também será adotada nova proposta de paisagismo e feita a recuperação de calçadas, meios-fios, sarjetas, equipamentos de prestação de serviço e espaço de convivência. Além da reestruturação da praça, o projeto também prevê a revitalização do entorno e a recuperação do mobiliário urbano em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (SEC), adotando o mesmo padrão do Projeto Bélle Époque.

Para o prefeito de Manaus, Serafim Corrêa, a Praça da Saudade é um dos mais importantes espaços públicos de Manaus, e a sua reestruturação será um marco para a cidade. “Quem ganha são as novas gerações”, afirma. Segundo o prefeito, a revitalização da praça integra um projeto mais amplo, denominado Centro Vivo, cujo objetivo é resgatar o centro histórico de capital amazonense.

A superintendente da SUFRAMA, Flávia Grosso, diz estar muito satisfeita em poder contribuir com o projeto, principalmente, porque a praça faz parte da história de sua família. “Esperamos devolver ao povo amazonense a praça com toda a sua beleza”, diz a superintendente. Enquanto o senador Jefferson Péres, o primeiro a levantar a bandeira da proposta de revitalização da praça, destaca que o projeto é a concretização de um antigo desejo, porém alerta que é preciso aproveitar melhor espaços desse tipo, inclusive estimulando a visita de alunos, a exemplo do que ocorre em outros locais do país.

Neste ano, a SUFRAMA vai investir R$ 192,2 milhões nos Estados de sua área de atuação (Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia) e no município de Macapá (Amapá). Dos 153 municípios da área de jurisdição da autarquia, 74 tiveram projetos contemplados, sendo que os investimentos serão feitos em setores, como infra-estrutura econômica, formação de capital intelectual, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), geração de emprego e renda, entre outros.