Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA assina Termo de Adesão ao Abril Verde

Notícias

SUFRAMA assina Termo de Adesão ao Abril Verde

Autarquia passa a integrar oficialmente a lista de instituições no Amazonas que aderiram ao movimento nacional de promoção da consciência em favor da saúde e da segurança no trabalho
por Layana Rios publicado: 24/04/2017 17h04 última modificação: 24/04/2017 17h04

O superintendente da SUFRAMA, em exercício, Marcelo Pereira, assinou, nesta segunda-feira (24), na sede do Ministério Público do Trabalho no Amazonas, o Termo de Adesão da autarquia à campanha Abril Verde, movimento nacional que visa à promoção da consciência em favor da saúde e da segurança no trabalho.

No Estado, a campanha é coordenada pela Procuradoria Regional do Trabalho (PRT11) e conta, além da SUFRAMA, com mais dez instituições parceiras: Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11), Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Ministério do Trabalho no Estado do Amazonas, Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e Sindicato da Indústria da Construção Civil no Amazonas (Sinduscon).

Ao realizar a assinatura do Termo de Adesão, o superintendente Marcelo Pereira colocou a SUFRAMA à disposição para colaborar com a campanha no que for necessário e lembrou que a autarquia acompanha e fiscaliza constantemente as ações de segurança do trabalho nas empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). “A SUFRAMA já acompanha há muito tempo, nas aprovações dos projetos industriais, as necessidades de muitas diretrizes relacionadas à proteção do trabalhador, observando sempre as atualizações das legislações para realizar suas fiscalizações”, informou.

O superintendente também afirmou que, assim que foi convidada para aderir à campanha, a SUFRAMA colocou em seu site institucional todas as ações do Abril Verde e já estruturou um calendário de eventos relacionados à campanha para ser executado no ano que vem.

O coordenador no Amazonas da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat) do MPT, Jorsinei Dourado do Nascimento, agradeceu a adesão de todas as instituições parceiras e apresentou dados considerados alarmantes na questão da segurança do trabalho. “Estima-se que no Brasil, a cada 15 segundos, uma pessoa seja vítima de acidente do trabalho. No País, por ano, mais de 600 mil pessoas são vítimas de acidentes de trabalho e cerca de quatro mil pessoas morrem por mês vítimas desse tipo de acidente. São números que chamam atenção e que mostram que não podemos continuar dessa forma”, afirmou.

Segundo ele, o Abril Verde vem com uma política, a exemplo do Outubro Rosa e do Novembro Azul, em que se busca chamar a atenção de toda a sociedade – não apenas de empregadores e empregados –, para participar das discussões e das ações em torno da saúde e segurança do trabalho.

Na ocasião, o MPT realizou, ainda, o lançamento de uma coletânea de revistas em quadrinhos “Abril Verde pela Saúde e Segurança do Trabalho”, relacionadas à conscientização e proteção no ambiente de trabalho, bem como sobre quais medidas a própria legislação estabelece para se prevenir acidentes de trabalho em diferentes segmentos.