Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA assina termo de cooperação para Selo Amazônico com o Inmetro

Notícias

SUFRAMA assina termo de cooperação para Selo Amazônico com o Inmetro

O acordo visa ao desenvolvimento e implementação de programas de avaliação da conformidade para produtos manufaturados com matéria-prima da Amazônia.
publicado: 28/07/2011 00h00 última modificação: 11/04/2016 17h05

Ocorreu nesta quinta-feira (28), a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) durante a 251ª reunião do Conselho de Administração da SUFRAMA (CAS). O acordo visa ao desenvolvimento e implementação de programas de avaliação da conformidade para produtos manufaturados com matéria-prima da Amazônia.

A assinatura do documento compreende uma das etapas do projeto Selo Amazônico idealizado pela SUFRAMA e desenvolvido em parceria com a Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi). O projeto tem por finalidade fornecer certificação a produtos que utilizem insumos regionais em seu processo de fabricação, de maneira a contribuir para agregação de valor e em decorrência “abrir as portas” para a inserção em novos mercados. O uso do Selo Amazônico pretende ser um instrumento oficial de reconhecimento da qualidade dos produtos oferecidos por meio de certificação voluntária e beneficiará toda a Amazônia brasileira. Além da assinatura do acordo, houve o lançamento da marca vencedora do concurso para a identidade visual do projeto.

A superintendente da SUFRAMA, Flávia Grosso, ressaltou que o Selo Amazônico dará a devida valorização e difusão dos produtos que apresentem matéria-prima originária da Amazônia, e de forma sustentável, evitando assim a comercialização de itens que apresentem o nome Amazônia sem incluir matéria-prima regional. A titular da autarquia destacou ainda que a iniciativa contribuirá para a geração de emprego e renda na região.

Para o presidente do INMETRO, João Alziro da Jornada, o projeto Selo Amazônico marcou uma época dentro do próprio instituto com relação à plataforma de certificação e destacou que se trata de uma iniciativa importante dentro do contexto da política industrial nacional, cujo um dos aspectos é justamente a ampliação da quantidade de certificações de produtos no País. “O projeto (Selo Amazônico) nos tocou porque diz respeito a um símbolo nacional: a Amazônia”, frisou. 

Na primeira etapa do projeto, estão sendo trabalhados produtos do gênero alimentício e embalagens sustentáveis. Além desses, outros produtos dos segmentos de biojoias, pescado, fitoterápicos, fitofármacos e biocosméticos.

registrado em: , ,