Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA assinará novo acordo para implantação de indústrias italianas no Polo Industrial de Manaus

Notícias

SUFRAMA assinará novo acordo para implantação de indústrias italianas no Polo Industrial de Manaus

O memorando de intenção a ser assinado na próxima semana virá reforçar um primeiro acordo firmado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e pela SUFRAMA com o Governo da Itália.
por Diego Queiroz publicado: 24/06/2010 00h00 última modificação: 02/05/2016 10h02

Na próxima terça-feira (29), a superintendente da Zona Franca de Manaus, Flávia Grosso, assinará novo memorando de intenção com o Governo da Itália visando à constituição de grupos técnicos de trabalho que discutirão oportunidades de colaboração mútua e investimentos do empresariado italiano no Polo Industrial de Manaus (PIM).

O anúncio da assinatura do memorando foi feito nessa terça-feira, 22, durante reunião entre a SUFRAMA e uma delegação italiana formada por representantes governamentais e empresários do setor de Duas Rodas. A reunião, realizada na sede da autarquia, foi a primeira atividade da missão comercial italiana na capital amazonense.

O memorando de intenção a ser assinado na próxima semana virá reforçar um primeiro acordo firmado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e pela SUFRAMA com o Governo da Itália, em abril deste ano, durante missão oficial brasileira à região da Toscana. O novo acordo deverá continuar priorizando investimentos no polo de Duas Rodas da Zona Franca de Manaus, mas também contemplará outros segmentos industriais estratégicos, como as áreas de construção civil e logística.

O interesse crescente do empresariado do país europeu em conhecer e investir no modelo Zona Franca de Manaus, segundo a superintendente da SUFRAMA, Flávia Grosso, deverá resultar na implantação de fábricas italianas no PIM ainda neste ano. “Os projetos de investimento deverão começar a ser apresentados nas próximas reuniões do Conselho de Administração da SUFRAMA. Temos indicativos de que já no segundo semestre as primeiras indústrias italianas começarão a se implantar. A expectativa é de que venham a se instalar aqui não apenas fabricantes de bem final, mas também de componentes, o que virá qualificar e fortalecer a competitividade do polo de Duas Rodas da ZFM como um todo”, afirmou a superintendente.

Entre a comitiva estrangeira, o discurso é de que a vinda das empresas italianas para o PIM deverá mesmo se consolidar em breve. “Há uma sensação de que devemos recuperar o tempo perdido, pois já deveríamos ter nos instalado aqui há mais tempo. Tivemos somente agora a chance de conhecer o modelo ZFM como um ambiente amplo para investimentos e esperamos fazer grandes negócios no coração da Amazônia”, afirmou Masimo Casini, representante da Associação Italiana de Ciclo, Motociclo e Acessórios (ANCMA).

Segundo Casini, dentre as empresas que estariam interessadas em vir para Manaus destaca-se a Ducati, fabricante de motocicletas esportivas das linhas “Monster”, “Streetfighter” e “Multistrada”, entre outras, que são comercializadas atualmente em mais de 60 países. “Estamos em fase avançada de negociações para que a Ducati possa se instalar em Manaus e, junto com ela, deverão vir outras fábricas de componentes”, complementou. Ele anunciou ainda que uma grande empresa da área de construção civil da região da Toscana também já manifestou oficialmente interesse em conhecer o modelo ZFM e fazer investimentos em Manaus.

Os últimos detalhes do memorando de intenção a ser assinado na próxima semana entre os dois países foram discutidos nesta quarta-feira, durante reunião entre os representantes da comitiva italiana e técnicos da SUFRAMA e do Governo do Estado. A missão comercial italiana em Manaus encerra-se nesta quinta-feira, com novas visitas a fábricas do PIM.

registrado em: , ,