Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA atua em curso pioneiro de exportação para pessoas surdas

Notícias

SUFRAMA atua em curso pioneiro de exportação para pessoas surdas

O treinamento será realizado pela RedeAgentes do Estado do Amazonas e tem o objetivo de promover a inclusão social de pessoas especiais (surdas) na formação da cultura exportadora no Estado.
por Diego Queiroz publicado: 23/10/2008 00h00 última modificação: 19/07/2016 10h06

Cinco profissionais da SUFRAMA irão participar, nos dias 27 e 28 de outubro, do primeiro curso básico de exportação no Brasil direcionado a pessoas com deficiência auditiva. O treinamento será realizado pela RedeAgentes do Estado do Amazonas e tem o objetivo de promover a inclusão social de pessoas especiais (surdas) na formação da cultura exportadora no Estado.

As técnicas Sandra Almeida e Débora Brandão, da Coordenadoria-Geral de Comércio Exterior (COGEX), e Mirlei Guimarães, da Coordenação-Geral de Controle de Importação e Exportação (CGIEX), todas cadastradas como agentes de comércio exterior do projeto RedeAgentes, atuarão nas atividades de capacitação ao lado de profissionais da Federação de Indústrias do Estado do Amazonas/Centro Internacional de Negócios (Fieam-CIN), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Correios, Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) e outros órgãos parceiros na rede. Aproximadamente 20 pessoas serão beneficiadas com o treinamento, que contará com o apoio de dois intérpretes do Centro de Libras do Amazonas (CLA).

O curso é uma das ações previstas no acordo de cooperação técnica firmado entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a SUFRAMA, em outubro de 2007, que objetiva a disseminação da cultura exportadora na área de jurisdição da SUFRAMA (Estados da Amazônia Ocidental e Estado do Amapá). Até 2010, as metas do acordo são capacitar 1.620 pessoas com treinamentos de Exportação Básica e Empresários de Pequeno Porte (EPP), atuar na formação de novos agentes de comércio exterior e elaborar o CD "Aprendendo a Exportar na Amazônia Ocidental e Amapá".

Atualmente, os Estados do Amazonas, Rondônia, Roraima, Acre e Amapá concentram um total de 260 agentes de comércio exterior cadastrados na RedeAgentes.