Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA avalia efeitos dos acontecimentos no Japão na produção do PIM

Notícias

SUFRAMA avalia efeitos dos acontecimentos no Japão na produção do PIM

Tragédia ocorrida no país asiático poderia impactar envio de insumos a empresas nipônicas instaladas no PIM.
publicado: 16/03/2011 00h00 última modificação: 22/04/2016 14h14

A SUFRAMA está analisando os efeitos da catástrofe ocorrida no Japão nos últimos dias sobre a produção das empresas do Polo Industrial de Manaus. “De imediato não deve haver grande impacto, porém vamos avaliar a situação caso a caso”, comentou a superintendente da autarquia, Flávia Grosso, considerando que muitas empresas japonesas instaladas no PIM dependem de insumos de suas matrizes, mas costumam manter algum estoque para o período de 30 a 60 dias. Ela também destacou que, de forma geral, as principais empresas japonesas instaladas no PIM têm um alto grau de nacionalização e de regionalização das etapas de produção.

“Lamentamos a tragédia e nos solidarizamos com a comunidade nipônica, que hoje reúne cerca de 32 empresas no PIM, especialmente dos segmentos de eletroeletrônicos e de duas rodas, e uma comunidade de 1.000 famílias no Amazonas, entre japoneses e descendentes”, disse a superintendente. Embora considere prematuro avaliar a situação de forma mais abrangente, uma vez que haverá impacto na economia japonesa, Flávia Grosso afirma que a SUFRAMA obterá informações mais detalhadas das empresas do polo que têm relação comercial com o Japão para verificar os reflexos na produção local.

O Japão é o terceiro maior exportador de insumos para o PIM, depois da China e da Coreia do Sul. No primeiro bimestre de 2011 foram importados US$ 233.5 milhões, em partes e peças para aparelhos receptores de sinais de televisão, partes e acessórios para motocicletas e para motores de explosão, tubos de borrachas vulcanizadas, circuitos integrados e máquinas e aparelhos mecânicos. As exportações totalizaram US$ 880.8 mil nesse período, em itens como obras de tântalos, peixes ornamentais vivos, relógios de pulsos, bebidas não alcoólicas, outras parte de motocicletas, motocicletas e cadeados entre outros.

registrado em: , , ,