Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA busca terreno para a construção do distrito naval do Amazonas

Notícias

SUFRAMA busca terreno para a construção do distrito naval do Amazonas

Trabalho de reestruturação e qualificação da mão-de-obra técnica do setor são ações para o fortalecimento do Polo Naval.
por Diego Queiroz publicado: 25/03/2011 00h00 última modificação: 22/04/2016 13h22

A superintendente da Zona Franca de Manaus, Flávia Grosso, participou na manhã desta sexta-feira (25) da cerimônia de abertura do seminário “Fomento e acesso ao crédito no Arranjo Produtivo Local (APL) da Construção Naval”, realizada no auditório da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). Em seu discurso, a superintendente afirmou que a SUFRAMA tem trabalhado intensamente pelo fortalecimento do polo naval da Zona Franca de Manaus, destacando como ações prioritárias a identificação de uma área para a construção do distrito naval unificado do Amazonas e o trabalho de reestruturação e qualificação da mão-de-obra técnica do setor.

“A SUFRAMA, na qualidade de órgão de desenvolvimento regional, e considerando que a Amazônia tem 22 mil quilômetros de rios navegáveis, reconhece a importância da indústria naval para a região. Por isso, estamos trabalhando junto ao Governo do Estado, ao Sindicato da Indústria Naval e a outras instituições parceiras para ampliar a competitividade do segmento e atrair investimentos que possibilitem não apenas o estabelecimento de joint ventures com empresas locais, mas que também possam trazer empresas componentistas que criem e desenvolvam um verdadeiro arranjo produtivo regional”, declarou a superintendente.

Segundo Flávia Grosso, a construção do distrito naval do Amazonas permitirá uma maior produtividade e competitividade ao segmento, uma vez que oferecerá infraestrutura produtiva adequada e possibilitará que produtores de bem final e componentistas fiquem mais próximos uns dos outros. “Estamos primeiramente identificando a área na qual será construído o distrito, para em seguida fazer o levantamento topográfico e a elaboração do projeto. Acredito que nos próximos 60 dias já tenhamos uma previsão de orçamento”, disse, acrescentando que a autarquia já vem trabalhando no arranjo produtivo do segmento por meio de contatos junto a universidades e escolas de nível tecnológico para preparação e qualificação de profissionais para o setor. “Nós já temos boas experiências de produção naval no Estado e vislumbramos um grande horizonte de crescimento. Reuniremos a disposição política do Governo do Estado, do Governo Federal e de outros órgãos envolvidos no segmento e vamos construir juntos um polo naval forte e criar emprego, renda e crescimento na região”, complementou.

Além da presença da superintendente da SUFRAMA, o seminário “Fomento e acesso ao crédito no APL da Construção Naval” contou com a participação do secretário de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Marcelo Lima, do diretor-presidente da Afeam, Pedro Falabella, e do presidente do Sindnaval-AM, Matheus Araújo, entre outras autoridades e convidados. A programação do evento foi composta por um total de dez palestras com temas relacionados às ações de fomento e linhas de crédito que podem ser usadas em benefício da indústria da construção naval regional.

registrado em: ,