Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA, CBA e CT-PIM participam da 63ª Reunião Anual da SBPC em Goiânia (GO)

Notícias

SUFRAMA, CBA e CT-PIM participam da 63ª Reunião Anual da SBPC em Goiânia (GO)

A reunião tem por objetivo de difundir os avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e constituir fóruns de debate sobre políticas públicas direcionadas à área de Ciência, Tecnologia e Inovação.
por Diego Queiroz publicado: 08/07/2011 00h00 última modificação: 12/04/2016 10h37

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) será um dos órgãos representantes do Estado do Amazonas na 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá no período de 10 a 15 de julho, na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. A reunião, que nesta edição terá como tema “Cerrado: água, alimento e energia”, representa um dos maiores eventos científicos do país, tendo o objetivo de difundir os avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e constituir fóruns de debate sobre políticas públicas direcionadas à área de Ciência, Tecnologia e Inovação (C, T & I).

A SUFRAMA participará do evento em um estande conjunto com o Governo do Estado do Amazonas. No espaço de 72 metros quadrados, também estarão presentes órgãos como o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), o Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pólo Industrial de Manaus (CT-PIM), as Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Ciência e Tecnologia (SECT), a Fundação Nokia, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Além de apresentar propostas e ações próprias visando ao progresso científico e tecnológico na sua área de atuação, a autarquia buscará aproveitar o grande público circulante do evento – cerca de dez mil pessoas previstas – para difundir as principais diretrizes do modelo ZFM e do Polo Industrial de Manaus, bem como divulgar a sexta edição da Feira Internacional da Amazônia (VI FIAM), que será realizada no período de 26 a 29 de outubro de 2011, em Manaus.

O CBA, que faz parte da estrutura administrativa da SUFRAMA, e o CT-PIM, organização que conta com o apoio da autarquia, também terão participação ativa no maior evento científico brasileiro. O Centro de Biotecnologia fará exposições de três projetos: “Liofilização e spray-dryer de frutos regionais (camu-camu e açaí, entre outros)”, “Projeto de Cultura de Tecidos Vegetais” e “Projeto Desenvolvimento de Sistemas de Produção do Curauá para pequenos e médios produtores na Amazônia”. Já o CT-PIM focará sua participação na apresentação do projeto “Desenvolvimento de Drivers para Controle de Sistemas de Iluminação a LED”, que é uma ação de desenvolvimento de sistemas de hardware baseados em circuitos chaveados (Switched Mode Power Systems) para controle de lâmpadas compostas por diodos emissores de luz (LED), possibilitando maior vida útil, menor consumo de energia, controle do fator de potência e utilização de materiais não-nocivos ao meio ambiente.

Segundo a superintendente da Zona Franca de Manaus, Flávia Grosso, a participação da autarquia em eventos nacionais desse porte é extremamente importante, pois, além de possibilitar a divulgação das ações realizadas pela autarquia em sua área de atuação, permite aos técnicos da instituição realizar um intercâmbio de conhecimentos e experiências com gestores e profissionais ligados à área de Ciência, Tecnologia e Inovação em todo o país. “A SUFRAMA esteve presente na reunião realizada em 2010 e percebemos um grande interesse dos participantes em conhecer as bases do modelo Zona Franca de Manaus e do PIM. Esperamos que neste ano, em conjunto com o Governo do Estado do Amazonas e demais órgãos parceiros presentes no estande amazonense, possamos intensificar a divulgação dos nossos valores amazônicos e mostrar que temos bons projetos e conquistado importantes avanços nessa área”, afirmou a superintendente.

registrado em: , , ,