Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA celebra os 43 anos do modelo Zona Franca de Manaus

Notícias

SUFRAMA celebra os 43 anos do modelo Zona Franca de Manaus

A reunião comemorativa foi encerrada com a cerimônia de entrega da sétima edição do Prêmio Cunhantã, cujo objetivo principal é estimular e reconhecer os esforços das empresas do PIM que mais se destacaram nos índices de faturamento, geração de empregos e volume de exportações em 2009.
por Diego Queiroz publicado: 26/02/2010 00h00 última modificação: 09/05/2016 16h25

O clima de comemoração pelos 43 anos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e do modelo ZFM marcou, nesta sexta-feira (26), a realização da reunião alusiva à data de criação do modelo ZFM. O evento teve também como destaque a entrega do Prêmio Cunhantã.

Os 53 projetos industriais que integravam a pauta da reunião Conselho de Administração não puderam ser apreciados, devido a um atraso na publicação do decreto presidencial que redesenhou a estrutura do CAS. Eles deverão ser aprovados na próxima reunião do Conselho, que ocorrerá provavelmente no mês de março. Os projetos, sendo 19 de implantação e 34 de ampliação, atualização e diversificação, têm a previsão de gerar mais de US$ 800 milhões em investimentos e sete mil empregos diretos nos próximos três anos.

A reunião comemorativa foi encerrada com a cerimônia de entrega da sétima edição do Prêmio Cunhantã, cujo objetivo principal é estimular e reconhecer os esforços das empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) que mais se destacaram nos índices de faturamento, geração de empregos e volume de exportações em 2009. O prêmio também foi entregue a servidores e colaboradores da autarquia, na modalidade “Destaque Institucional”, e concedido extraordinariamente ao secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ivan Ramalho, e ao consultor jurídico do MDIC, Francisco Moreira da Cruz Filho, pelos relevantes serviços prestados à SUFRAMA e ao modelo Zona Franca de Manaus.

A superintendente da Zona Franca de Manaus, Flávia Grosso, lembrou que, desde a criação do modelo ZFM até os dias de hoje, a SUFRAMA tem enfrentado os mais diversos tipos de desafio e os superado um a um, movida pela missão de contribuir para o desenvolvimento da região. “A comemoração desta data representa, acima de tudo, uma comemoração da sociedade amazônica”, destacou a dirigente. “Comemoramos um passado de conquistas e muita superação ao mesmo tempo em que olhamos com expectativas positivas para o que ainda está por vir. Um polo industrial que gera mais de 100 mil empregos diretos, gera bem-estar social e espraia o desenvolvimento para outros Estados, inclusive com investimentos na formação de capital intelectual, não pode nunca deixar de existir”, reforçou a superintendente.

O governador Eduardo Braga classificou os 43 anos da SUFRAMA e do modelo ZFM como um “misto de vitórias, angústias, lágrimas e sorrisos”. “A Zona Franca é muito importante para o Amazonas e para o Brasil, mas sofreu muitos percalços porque foi mal compreendida por governantes e alguns segmentos da sociedade por muito tempo. Fizemos várias modificações no projeto da Zona Franca de Manaus, algumas exitosas, outras nem tanto, mas a verdade é que o Polo Industrial de Manaus é o maior projeto ambiental já feito pelo Brasil. O que nos faz diferente dos outros Estados é exatamente a Zona Franca de Manaus, a razão econômica que faz com que o conceito da árvore em pé sobreviva”, afirmou Eduardo Braga.

Prêmio Cunhantã – Lista dos premiados por modalidade

MODALIDADE “EMPRESAS”:

MAIORES EXPORTADORAS:
- EXTRATOS NATURAIS DA AMAZÔNIA LTDA
- KODAK DA AMAZÔNIA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA
- NOKIA DO BRASIL TECNOLOGIA LTDA

MELHOR SALDO NA BALANÇA COMERCIAL
- AMAZON PC INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MICROCOMPUTADORES LTDA
- CERAS JOHNSON LTDA
- RECOFARMA INDÚSTRIA DO AMAZONAS LTDA

MAIORES EM PARTICIPAÇÃO DA EXPORTAÇÃO NO FATURAMENTO
- AMACON AMAZONAS BEBIDAS E CONCENTRADOS LTDA
- KODAK AMAZÔNIA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA
- THOMSON MULTIMÍDIA LTDA

MAIORES EM FATURAMENTO
- SOVEL DA AMAZÔNIA LTDA
- PIONEER DO BRASIL LTDA
- MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA

MAIORES EMPREGADORAS
- FOXCONN DO BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA
- SALCOMP INDUSTRIAL ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA LTDA
- MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA

MAIORES EM GERAÇÃO DE EMPREGOS
- GBR COMPONENTES DA AMAZÔNIA LTDA
- DIGIBOARD ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA LTDA
- WHIRPOOL ELETRODOMÉSTICOS AM S.A.

MAIORES EM ÍNDICE DE RETENÇÃO DE MÃO-DE-OBRA
- GBR COMPONENTES DA AMAZÔNIA LTDA
- DIGIBOARD ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA LTDA
- WHIRPOOL ELETRODOMÉSTICOS AM S.A.

MODALIDADE “DESTAQUE INSTITUCIONAL”

AGRACIADOS:
JACÓ ARAÚJO DA SILVA (COORDENAÇÃO-GERAL DE PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO ORÇAMENTÁRIA)
NAPOLEÃO SILVA ALENCAR (COORDENAÇÃO-GERAL DE RECURSOS LOGÍSTICOS)
RUTH MARTINS DA SILVA (COORDENAÇÃO-GERAL DE CONTROLE DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO)
FRANCISCA NOGUEIRA DE LYRA (COORDENAÇÃO-GERAL DE ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS INDUSTRIAIS)
IZABEL HENRIQUES DE MELLO (COORDENAÇÃO-GERAL DE PROMOÇÃO COMERCIAL)
ANA MARIA OLIVEIRA DE SOUZA (COORDENAÇÃO-GERAL DE ESTUDOS ECONÔMICOS E EMPRESARIAIS)

MODALIDADE “CONCESSÃO EXTRAORDINÁRIA”

HOMENAGEADOS:
DOUTOR IVAN JOÃO GUIMARÃES RAMALHO – SECRETÁRIO EXECUTIVO DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR
DOUTOR FRANCISCO MOREIRA DA CRUZ FILHO – CONSULTOR JURÍDICO DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR

 

registrado em: , , ,